Lançamento do Livro Verde: Grandezas, Unidades e Símbolos em Físico-Química

Ocorreu hoje o lançamento do Livro Verde, gratuitamente e em versão digital (PDF).

Traduzido, pela primeira vez, para Português (nas variantes brasileira e portuguesa) da 3ª edição em Inglês Quantities, Units and Symbols in Physical Chemistry (Green Book), coordenada por Romeu C. Rocha-Filho e Rui Fausto. Compilação da IUPAC de termos e símbolos amplamente usados, com breves definições. 

Disponível para download


Este é um guia definitivo para cientistas, organizações e editores científicos que trabalham transversalmente em inúmeras disciplinas que requerem nomenclatura internacionalmente aprovada na área da Físico-Química. Uma linguagem científica precisa, codificada por definições apropriadas de grandezas, unidades e símbolos, é crucial para o sucesso dos intercâmbios internacionais em ciência e tecnologia, com consequências importantes até para a economia industrial moderna. O Livro Verde propiciará que se tenha em Português uma nomenclatura físico-química mais homogênea, acordada entre os químicos do Brasil e de Portugal, e com a chancela conjunta da SBQ e SPQ.

Numa literatura científica em rápida expansão, onde cada disciplina tende a utilizar a sua linguagem específica, este livro busca fornecer uma compilação de termos e símbolos amplamente usados, extraídos a partir de muitas fontes, juntamente com definições breves simples de entender e explicações de melhor prática. São também incluídas tabelas de constantes fundamentais e fatores de conversão.

Considerando que a versão original em Inglês foi publicada em 2007, nesta tradução atualizaram-se os valores da maioria das constantes físicas (e fatores de conversão delas decorrentes) bem como de algumas propriedades de partículas, elementos e nuclídeos.


Publicado/editado: 11/04/2018