Equipa portuguesa totalmente medalhada na XVII Olimpíada Ibero-Americana de Química.

Os quatro representantes de Portugal na XVII Olimpíada Ibero-Americana de Química, que decorreu em Santa Fé, na Argentina, de 23 de setembro a 1 de outubro, obtiveram uma Medalha de Prata e três Medalhas de Bronze.

Os premiados são

Medalha de Prata:
  • Ricardo Rodrigues (Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico Emídio Garcia - Bragança)

Medalhas de Bronze:
  • Catarina da Cunha e Silva Martins Costa (Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico Soares Basto - Oliveira de Azeméis)

  • Maria Carolina Amoedo Gonçalves (Escola Secundária Infanta D. Maria - Coimbra)

  • João Pereira (Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico de D. Inês de Castro de Alcobaça - Alcobaça)


A equipa foi seleccionada entre os cerca de 500 participantes nas "Olimpíadas de Química 2011", realizadas pela Sociedade Portuguesa de Química – SPQ , cuja final decorreu no Departamento de Química da Universidade de Aveiro, a 8 de Maio.

Estes alunos frequentaram um curso de preparação específica para as olimpíadas internacionais, ministrado pelos docentes do Departamento de Química da Universidade de Aveiro. Este curso é indispensável para atenuar as diferenças entre o currículo de química dos ensinos secundários dos países participantes e o currículo extenso das olimpíadas internacionais. O curso consistiu em aulas presenciais no Departamento de Química (num total de 6 dias), textos de apoio específicos, e discussão por correio electrónico.

As Olimpíadas Ibero-americanas de Química, actualmente na sua 17ª Edição, reúnem estudantes do ensino secundário de 14 países, incluindo Portugal, Espanha, Brasil, Argentina, México e Cuba, entre outros. A participação portuguesa iniciou-se em 2001 e desde 2002 que os estudantes portugueses obtêm Medalhas (de Ouro, Prata e Bronze) e Menções Honrosas, mas este é o primeiro ano em que uma equipa completa de quatro elementos regressa a Portugal totalmente medalhada.

Paulo Ribeiro Claro, coordenador nacional das Olimpíadas de Química da SPQ
[Contacto: 234 370 729, 962563251, prc@ua.pt]

Publicado/editado: 30/09/2012