Capa
Volume 13 / Número 2
1971
Descarregar revista
Descreve-se um programa em Fortran iV que permite decompor um espectro visível ou de UV, com bandas sobrepostas, num conjunto de funções de Gauss ajustadas por um método de mínimos quadrados. Os parâmetros que definem as funções de Gauss são em geral citeis em espectroscopia.
Os radicais obtidos por redução do o-benzoilmesitoilbenzeno com metais alcalinos são estudados através dos seus espectros de RPE. Estes espectros são comparados com os obtidos anãlogamente a partir do o-di-(pentametilbenzoil)-benzeno e do o-dimesitoilbenzeno. Interpretam-se qualitativamente as diferenças entre estes espectros.
Estudam-se os espectros de ressonância protónica de três salicilalanilinas substituídas, em vários solventes, em relação com as respectivas conformações. Em particular, verifica-se que, em solução em ciclohexano, uma forte ligação-hidrogénio OH N intramolecular estabiliza notõriamente o arranjo quase planar do grupo fenilo-C com o plano nuclear H-C=N, em comparação com o que sucede nas benzalanilinas; há também indicações de que aquela ligação reduz o ângulo diedro médio efectivo entre o plano H-C=N e o anel fenilo-N, como resultado da redução da conjugação n - 7. Mais se verifica que a força relativa da ligação-hidrogénio, medida pelo deslocamento químico do protão OH, depende apreciãvelmente da natureza do grupo substituinte no anel fenilo-V.
Discute-se o conceito de energia média de emparelhamento e a sua relação com o fenómeno de transições de spin em complexos hexacoordenados. Conclui-se que as intensidades do campo do ligando dos complexos de spin alto e dos complexos de spin baixo de um dado catião são separadas por um intervalo neutro de alguns milhares de cm- 1 . Dados experimentais para o catião ferro (II) confirmam este resultado. As transições de spin ocorrem quando a intensidade do campo do ligando se situa neste intervalo. Discute-se a variação deste intervalo com a descida de temperatura e o aumento de pressão.
Verificou-se que a absorção de sulfureto de hidrogénio em soluções aquosas de aminas num jacto laminar pode ser descrita pela teoria da penetração para absorção acompanhada por reacção irreversível «infinitamente» rápida, desde que sejam satisfeitas certas condições, e determinaram-se coeficientes de difusão de sulfureto de hidrogénio e várias aminas na água.
Este trabalho sobre «Terminologia e Sinais de Tensões em Electroquímica» constituiu a primeira actividade do Grupo de Trabalho «Electroquímica e Corrosão» da Sociedade Portuguesa de Química e Física. Contribuiu para a elaboração deste artigo uma série de discussões feitas no Subgrupo «Bases Teóricas» do Instituto Nacional de Investigação Industrial.
O prémio de Química foi atribuido ao Prof. GERHARD HERZBERG que nasceu na Alemanha, tendo trabalhado no Canadá para onde emigrou. Tem-se ocupado, nomeadamente, dos aspectos electrónicos de moléculas bi e poliatómicas. Logo após a génese da mecânica quântica, a espectrografia electrónica tornou-se um dos mais poderosos meios para a análise da estrutura das moléculas, da sua dinâmica interior e vice-versa.
Como tem sucedido nos anos anteriores, vai agora iniciar-se uma nova série de Cursos de Verão da OTAN, que é, sem dúvida, um dos empreendimentos de maior vulto do Comité Científico da Organização do Tratado do Atlântico Norte.