Capa
Série III / Anno 11 / Número 4
1936
Descarregar revista
A análise da obra dum homem da estatura daquele cuja memória hoje aqui nos reüne exige em quem ouse fazê-la um conjunto de requisitos a que não posso corresponder. Desde, porém, que a Direcção do Núcleo do Porto da Soe. de Quím. e Fís. julgou que não devia, na sua primeira reüniâo depois do dia do centenário da morte de Ampère, deixar de, por alguns momentos, recordar o alto valor do seu espírito e da sua obra, e para essa evocação me designou, eu entendi que me assistia o dever de não declinar tão honrosa missão, por muito que a considere afastada dos limites das minhas apoucadas forças.
DESCOBERTA DO BARÓMETRO DE MERCÚRIO -NECESSIDADE DE AFERIÇÃO DOS BARÓMETROS Vastas vezes as pessoas que dirigem laboratórios de física e observatórios meteorológicos, ou neles exercem o seu labor científico, são solicitadas por outras pessoas, ou entidades, para examinarem e remediarem defeitos em barómetros de uso comum nas escolas, postos meteorológicos, ou pertencentes a particulares. Há muitos anos têm vindo solicitações desta ordem para o Laboratório de Física da Faculdade de Ciências do Porto e para o Observató-rio da Serra do Pilar, anexo a esta Faculdade, as quais solicitações têm sido satisfeitas apenas na medida das possibilidades pessoais e materiais.
A evidente analogia entre o sistema da fumarase, por nós estudado anteriormente (l), e o sistema da aspartase, levou-nos a estudar as propriedades e a intervenção biológica dêste último fermento. Enquanto que a fumarase realiza a hidratação do ácido fumárico, com formação de ácido málico, a aspartase catalisa a fixação de amoníaco sôbre a dupla ligação do mesmo substrato formando-se ácido 1-aspártico:
Preparação da vitamina C a partir do amido; O método pelo benzoato: Novo processo para separar o ierro, o alumínio e o crómio dos Outros iões do 3.» grupo e dos iões alcalino-terrosos; Doseamento dos açucares redutores pelo método alcalimétrico de Rosenthaler-Curli; Doseamento iodométrico da frutose; Nova reacção para a pesquisa do bismuto; Doseamento de vestígios de chumbo na água potável; A titulação de algumas substâncias actuando sôbre a tensão superficial da água; Microdoseamento colorimétrico do bitar-tarato do vinho; Um novo aparelho para o estudo fácil e rápido da absorção e do poder rotatório nas radiações ultra-Violetas; Doseamento do anidrido carbónico no ar Viciado; Contribuição para o estudo do contrôle ionométrico dos medicamentos; A decomposição das soluções de cocaína com a esterilização e a conservação; Novo método de medida da viscosidade dum líquido com a ajuda do microscópio;
Sexto Relatório da Comissão dos Pesos Atómicos da União Internacional de Qumica 1936. Extracto da notícia do Buli. Soe. Chim. France, 1936 pág. 1238.; Congresso da Associação dos químicos da indústria Têxtil ; 2.0 Congresso da Associação Internacional para o ensaio dos materiais; A XII Conferência Internacional de Quimica; V Congresso Internacional Técnico e Químico das Indústrias Agrícolas; Exposição de "Matérias artificiais"; Relatório da actividade da Dechema (Deutsche Oesellschaft für Chemisches Apparatewesen) em 1935;
Sessão científica ordinária de 30 de Julho de 1936 Presidente - Sr. General Aquiles Machado. Secretário - Coelho Gonçalves. Sócios presentes - Srs. Drs. Mastbaum, Pereira Forjaz, Cap. Veiga Mata, Eng. Eduardo Silva, Drs. Borges de Almeida, Kurt Jacobsohn e Manuel Soares. Aberta a sessão foi lida e aprovada a acta da sessão anterior. O Sr. Presidente referiu as deligências que tem empregado para conseguir o pagamento da cota de Portugal à União Internacional da Química. Apesar-da opinião favorável de tôdas as Universidades Portuguesas, a verdade é que Portugal já está com atraso de três anos. Se não se der a êste assunto uma solução satisfatória, a Sociedade terá que pedir a suspensão da remessa de tôdas as publicações cientificas da União o que ocasionará transtornos culturais bem evidentes.
Livros e revistas recebidos