Capa
Série II / Anno 3 / Número 4-6
1918
Descarregar revista
O clima oceânico da Madeira está especialmente apropriado para a cultura de frutas, e compete nêste ramo da agricultura com as Antilhas. Mas infelizmente liga-se nesta ilha pouca importância àquela fonte de receita e sacrifica-se esta cultura à da cana sacarina. As árvores ficam sem tratamento e, quando não dão o rendimento desejado, arrancam-se e são substituídas pela cana. Os tempos em que havia abundância de mangueiras e doces desta fruta em todas as casas já vivem únicamente na memória da gente idosa. Hoje em dia existem estas plantas só nas quintas sumptuosas dos inglêses.
Já nos referimos à "Sociedade vascongada dos amigos do pais." fundadora do Rial Seminário de Vergara e aos Extractos das juntas gerais, que eram o seu órgão. A solicitações da socie-dade vieram professar em Espanha PROUST, que deixou o seu nome vinculado na história da sciência e CHAVAKEAU, cuja obra foi apagada ('').
Como se verifica do quadro supra, faltam elementos valiosos de apreciação: dosagem do azoto nítrico, amoniacal e albuminóide, dosagem do oxigénio, e investigação de princípios urinários que, como adiante se verá, existem rasões para que se fizesse; porém, as condições muito especiais em que se traba-lhou não permitiram a prática de operaçõos de delicadeza ex-trema. No entanto os dados fornecidos pelas pesquizas e doseamentos feitos, conjugados com outros que serão considerados, já permite uma discussão de que muito se pode deduzir. Isto à parte a falta dum inquérito dos terrenos de origem e emergên-cia das fontes e a análise bacteriológica.
LAFON diz mais: "Será difficil, depois das opiniões que acabamos de expôr sobre este assumpto, crêr na verdadeira possibilidade de confusão das ptomainas com os alcalóides das plantas. Sem querer diminuir o interesse que se prende ao estudo das ptomainas sob o ponto de vista da physiologia ou da chimica biologica, estamos no nosso direito de perguntar como é que, particularmente em alguns auctores italianos, se teem commettido tantas exagerações sobre a influencia d''estes corpos em chimica legal.
Na natureza que nos rodeia, no mundo mineral, como no domínio da vida, em nós próprios, até mesmo na maravilhosa elaboração da idêa, uma fôrça, embora desconhecida até hoje, na sua essência, parece imperar, tôda poderosa. E, ao seu mandado, reacções das mais complexas nascem ou morrem por virtude de inverosímeis afinidades que surgem ou que fenecem. Essa fôrça é a fôrça activa na catálise! O que é ela? Difícil questão a que eu nem de longe tentarei dar solução.
O falecimento do prof. VITALI, a que nos referimos no último volume (Rev. ch. pura e app., 1917, p. 212), deu-se em 10 de Março do ano de 1917. O malogrado professor foi victinia de uma pneumonia.
Complemento da noticia sobre DIOSCORIDE VITALI; OSTVVALD (W.) - Química inorgânica fundamental y descrrptiva
Conferencia; JUBILEU JULIO HENRIQUES - Comissão técnica dos métodos químico analíticos; O Instituto Químico de Sarná (Barcelona) e o seu director