Capa
Série II / Anno 3 / Número 1-3
1918
Descarregar revista
Trasladamos a tabela dos pesos atómicos internacionais para o corrente anò de 1918 do Journal de Chinde physique de Genebra (n.o de 31-xii-l917). Os valores exactos são os mesmos de 1917. Os que foram alterados nessa tabela são precedidos do sinal *.
MEUS SENHORES. Colocam-se habitualmente o flúor, o cloro, o bromo e o iodo no mesmo grupo químico chamado "dos halogénios„ (do grego sal, e yerram. gero), porque mais espalhado dentre êles, o cloro, é um dos geradores do sal marinho - o sal por excelência. R'' a êste grupo que BAUDRIMONT, na sua classificação dos elementos químicos, chamava a família dos "cloróides,,.
Les deux variétés de poissons ce sont: BARROSO OU QUELME (Centrophorus granulosus) et CAROCHO, de la famille des Scymnides? (Scymnus lichia)'' dont la femelle a Ie nom de PAITONA (Diccionario contemporâneo da lingua portugueza, por F. J. CALDAS AULETE).
Antes de mais nada devo declarar que não venho apresentar um estudo sôbre as águas da Trindade que abastecem a cidade da Praia; para tanto falta-me competência e sobra ao serviço de saúde penúria em material e outros elementos de investigação. Venho tão sómente expor despretenciosas observações e relatar os meios de que me servi para as fazer, deixando aos estudiosos e entendidos a incumbência de as ampliar e melhorar, se estiverem para isso
DEFINIÇÃO. Consagrando o nome dam português insigne, do século xvi, que foi Pedro Nunes (Lat. Nónius ou Nónnius) \ designa-se entre nós pelo-nome de nónio um cursor graduado, rectilíneo ou circular, móvel em face da graduação, pouco dife-rente, duma régua ou limbo circular e que serve para avaliar com rigor fracções das partes da régua ou do limbo.
É sabido o que o cianeto de mercúrio se furta à grande maioria das reacções dos cianetos e também a algumas dos sais mercúricos. Como cianeto, por exemplo, não reage com o nitrato de prata, nem com a mistura de sulfato ferroso e férrico; como sal mercúrico não precipita por KOH, nem por AmOH, obtendo-se precipitado por Kl, nos solutos diluídos, só depois de se ter adicionado 1 gota de HCl. E a reacção de LIEBIG?
Ponto critico dum sistema bifásico, formado de um ou mais componentes, é o ponto do sistema em que são idênticas as propriedades de ambas as fases. A este ponto correspondem determinados valores de temperatura, pressão e densidade (temperatura, pressão e densidade críticas).
J. H. JEANS - The Dynamical Theory of Gases; E. M. LÉMERAV - Le Principe de Relativité; J. CASARES GIL : - Tratado de Técnica Física; D. CAR- LOS SANCHEZ PASTORFIDO - Termodinâmica; E. TOGNOLI - Keattivi e Reazioni; DENIGÈS (G.) - Sur de nouvelles formules de constitution des composés ferro cyanés - Sur une reaction générale des alcakrides à fontion phé- noloyque d''origine végétale ou animale (Morphine et dérivés, Cupréine Adrénaline, etc.) - Action de ToxysuLfure de carbone et de 1''acide isosulfocyanique sur Ies seis mercuriques. Nouveaux modes de formation des seis dithio-trimerctiriques - I. Contribution à 1''étude des combinaisons aalines dithio-trimercuriques - II. Micro-réactions du sulfure de carbone. - Comissão de linhas telegráficas estratégicas de Matto-Grosso ao Amazonas; ALVARO BASTO (Or.) - Curso de análise química qualitativa inorgânica - Grupos analíticos - Marcha geral de análise; Boletim da Direcção Geral de Agricul- tura; Academia das Sciências de Lisboa; Boletim da Câmara Portuguesa de Comércio, indústria e arte de S. Paulo; WAGNER (DR. MÁRIO BASTO: Coptribuciones á la teoria de los calores específicos; ALVARO R. MACHADO - Lições complementares de Física para estudantes de medicina - '' III. Acústica; SOUSA GOMES (F. J j E ÁLVARO R. MACHADO - Compêndio de Física; CARRILHO (JOSÉ DUARTE) - Guia de electricidade para os cursos de trabalhos práticos individuais e educativos; CELESTINO DA COS- TA (A.) - Origine et développement de 1''appareil surrenal et du systèine ner- veux sympa''.hique chez Ies Chéiroptères; BESSA PINTO (ANTÓNIO DE) - Existência de uma nova zona carbonífera em Portugal
Universidade do Pôrto; A Brotériâ e os seus naturalistas; Os vencimentos dos professores de ensino superior em Portugal
Merece ser lembrado na nossa sociedade química o nome do químico francês H. PELLET, porque colaborou em 1900, por uma forma correcta e honesta, na chamada questãô dos vinhos portugueses no Brasil. Vem daí ser êle mais conhecido entre nós do que outros mui-tos homens de sciência. Tive a honra de travar com PELLET larga correspondência, e uma vez apenas o encontrei em Paris, já depois de liquidada aquela momentosa questão. Dêste convívio ficou-me uma recordação suave; era um perfeito homem de bem e de lealdade scientífica sem quebra aquele com quem me encontrára na resolução dêsse importante pleito scientífico.