Capa
Série I / Anno 4 / Número 5
1908
Descarregar revista
A formação das gorduras nos tecidos animaes e nos vegetaes é um phenomeno não menos complicado. É certo que os hydratos de carbono são a sua principal origem; porém não sabemos quasi nada sobre o exacto decurso d''esta notável synthese. É fácil imaginar como a glycerose possa forinar-se pela hydrolyse da glucose e como tres moléculas de glucose possam levar á formação d''um acido com 18 átomos de carbono; mas o processo que se segue na transformação do assucar, rico de oxygenio, em ácidos gordos, contendo pouco oxygenio está até agora envolto n''um mysterio.
No n.º 4 do Chemiker-Zeitung, do corrente anno (*) o bem conhecido director do Instituto de lacticínios de Hameln, o snr. M. SIEGFELD, propõe algumas modificações ao methodo de KÓTTSTORFER para a determinação do indice de saponificação, achando-o, na sua fôrma original, onerado de complicações desnecessárias. Em verdade, na descripção de methodos analyticos muitas vezes se mencionam pormenores que parecem ser destituídos de qualquer importancia, sendo natural que apenas encontrassem logar na descripção, porque casualmente existiam no laboratorio do auctor quando o methodo foi elaborado.
Portugal é rico sob muitos pontos de vista; ha um pouco de tudo. O que é preciso principalmente é a compenetração da ideia de que tudo isso é absolutamente necessário que se utilise para a prosperidade do paiz. Toda a monocultura como toda a monoindustria é um prejuizo; é preciso de tudo um pouco. Ora a industria da lignite, sem poder occupar o primeiro logar n''este bello paiz pode todavia tornar-se uma industria im-portante. Até hoje tem-se feito pouco caso d''esta substancia, mas pretendo mostrar que a lignite poderá ser ainda muito util para o desenvolvimento da industria nacional. Desejaria poder estimular os numerosos proprietários de terrenos que teem lignite para bem examinar e estudar os seus productos, porque em circums-tancias favoraveis adviriam para este paiz grandes proveitos. Tal é o fim da minha communicação.
Chimica geologica: O Brazil central; Noticia sobre a carta hypsomet rica de Portugal; Chimica agrícola: Aspectos economicos do projecto vinícola; conferencia realizada em 27 de janeiro de 1907 na Sociedade de sciencias agronómicas de Portugal; Report of the Connecticut agricultural experiment Station; Pood products, 1907; Eevista official da Missão Agronomica de Cabo Verde; Chimica sanitaria : Memoria resúiuen dei ano 1906, dei Laboratorio quimico e micrográfico Municipal de San Sebastian; Atti del Vl congresso internazionale de chimica applicata, Roma, 1907; Iontisação; Contributions du Jardim botanique de Rio de Janeiro. Homage à M. Moissan; Antonio Cabreira; noticia succiiita da sua vida e obras; Um additamerito ao «Instituto»
Chimica mineral: Sobre os diversos estados moleculares do sulfato férrico anhydro e hydratado; Chimica organica: Sobre a dioscyacetona tetramethylada; Sobre as causas da explosão do acetyleno; Chimica analytica: Sobre o doseamento do acido phosphoroso; Sobre um methodo de determinação do álcool do vinho; Doseamento de pequenas quantidades de chloroformio, no ar, no sangue ou n''um liquido aquoso; Observações experimentaes sobre o processo de doseamento da glucose pelo methodo Causse-Bonnans; Sobre um novo methodo de doseamento do ammoniaco nas aguas; Chimica sanitaria: O pão sob o ponto de vista hygienico; Qualidades conniierciaes e acidez volátil dos vinhos; So-bre a origem dos deposites da materia corante dos vinhos tintos; Estudo sobre os novos methodos de analj''se da manteiga, e os regu-lamentos officiaes para o seu exame; Estudo sobre as aguas-ardentes e alcooes; Chimica mineralógica : Synthese de quartzo amethista.; O ensino da chimica na Teclinische Hochschule de Karslruhe; Adriano (Dr.) de Paiva de Paria Leite Brandão (Conde de Campo Bello)
Pela Revue Scientifique de 2 do corrente, sabemos que falleceu o professor ALFRED RICHE, que nascera a 5 de fevereiro de 1839. RICHE, que começou a sua carreira como ajudante preparador de DUMAS na Escola Central, em 1849, foi mais tarde professor aggregado (1859), depois professor effectivo na cadeira de chimica mineral na Escola Superior de Pharmacia (1874). Era também director da casa da moeda em Paris. A sua obra é muito extensa, e comprehende estudos, diversos sobre chimica mineral, organica, biologica, analytica e technica. Recordemos os trabalhos sobre as ligas metallicas, especialmente a liga estanho cobre Cu3Sn, os bronzes, e os methodos electrolyticos para determinar quantitativamente o cobre, o zinco, o nickel, a prata, o chumbo e o manganesio (1878).
5.0 Misturados com infusão fria aquosa de casca da Cinchona pubescens do Brazil (a qual não faz precipitado com infusão de galhas, mas tur-va-se com dissolução de colla e faz-se fusca averdoengada com a dissolução de sulfato de ferro) tornam o liquido turvo, e como gelatinoso; este, porém, coado, faz com infusão de galhas um precipitado redissoluve! pelo álcool. 6.0 Dissolvem-se no álcool, no ether sulfurico, nos ácidos sulfurico, nítrico e muriatico diluídos, no acetoso, no oxalico, no cítrico, no galhico? (cap. 5.0, § 5.0) no malico?, não no tartaroso?.