Capa
Série II / Número 155 / Volume 43
Dezembro 2019
Descarregar revista
DOI: 10.52590/M3.P690

A Tabela Periódica dos Elementos como ponto de viragem de mais um ciclo na vida do Química - O Boletim da Sociedade Portuguesa de Química! Este é o último número de 2019 que, por força do destino, vai aparecer já bem dentro de 2020. Mas 2019 foi (mais) um ano excecional para a Química e para os Químicos. Passados oito anos sobre o Ano Internacional da Química (2011), vivemos em 2019 o Ano Internacional da Tabela Periódica, volvidos que são 150 sobre a data oficial da publicação do trabalho de Mendeleiev, acerca da periodicidade das propriedades dos elementos em função das suas massas atómicas. Não deixa de ser irónico que apesar do seu problema de reputação, e dos maus tratos a que é permanentemente sujeita pela opinião pública, a química tenha tal importância nas nossas vidas que justifique este recorrente apelo.


XIV Olimpíada Ibero-Americana de Química (OIAQ 2019) decorreu em Portugal, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, de 7 a 15

de setembro de 2019, acolhendo aproxima- damente uma centena de participantes, entre mentores e estudantes, oriundos de dezassete países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Espanha, Equa- dor, México, Panamá, Paraguai, Perú, Portu- gal, Venezuela e Uruguai.

As Olimpíadas Ibero-Americanas de Química são uma competição académica individual (provas práticas e teóricas) entre estudantes ibero-ame- ricanos, visando dinamizar o estudo e o ensino da Química, proporcionar a aproximação entre as escolas secundárias e as universidades e despertar o interesse pela Química, cativando vocações para carreiras científico-tecnológicas entre os estudantes. A delegação de cada país é constituída por dois docentes/mentores que acompanham uma equipa de, no máximo, quatro estudantes não universitários. Estes são selecionados pelo seu desempenho em provas nacionais que, no caso de Portugal, são as Olimpíadas de Química Mais.


Na sequência das anteriores edições, decorreu nos dias 5 e 6 de setembro de 2019, na Universidade de Évora, o 7.o Encontro de Professores de Física e Química (7EPFQ). Com organização da Delegação do Sul e Ilhas da Sociedade Portuguesa de Física e da Universidade de Évora, a organização do Encontro contou, entre outros, com o Patrocínio da Sociedade Portuguesa de Química.

Participaram no 7EPFQ 120 professores do Ensino Básico e Secundário, oriundos de diversas zonas do País, dois palestrantes e 17 formadores, pertencentes ao Departamento de Física e ao De- partamento de Química da Universidade de Évora, ao Laboratório HERCULES e ao Instituto D. Luís.


A terceira edição do congresso International Sym- posium on Synthesis and Catalysis (ISySyCat2019) decorreu na Universidade de Évora, no Colégio do Espírito Santo, entre 3 e 6 de setembro de 2019. Neste encontro contou-se com um total de 300 participantes, provenientes de 37 países e 4 conti- nentes, conseguindo-se ultrapassar o número de participantes da 2a edição de 2017. Investigadores pertencentes a várias instituições académicas e também membros ativos da indústria química participaram entusiasticamente neste evento. O foco do simpósio foi a síntese química, catálise e as sinergias nestas áreas entre a investigação académica e a indústria. O congresso destacou- -se pelo seu excelente programa tanto a nível científico como a nível social.


O congresso EUROANALYSIS 2019 (20th edition) decorreu entre 1 e 5 de setembro de 2019 em Istambul, Turquia. Este congresso, organizado sob a égide da Divisão de Química Analítica da EuChemS – European Chemical Society, é considerado o grande congresso europeu da Química Analítica, tendo por isso abrangido uma grande variedade de temas, focando novos desenvolvimentos na área assim como aplicações inovadoras. Destacam-se a conferência plenária proferida pelo recipiente do DAC-EuCheMS Award – Prof. Freddy Adams, com o título “The Metamorphosis of Analytical Chemistry: chemical analysis in the 21st century” e a distinção Robert Kellner Lecture, atribuída à Prof. Luisa Torsi, que proferiu uma lição sobre “Single-molecule sensing of clinical biomarkers”.


A Real Academia Sueca das Ciências anunciou, em outubro de 2019, a atribuição do Prémio Nobel da Química 2019 a John B. Goodenough (Universidade do Texas, Austin, EUA), M. Stanley Whittingham (Universidade de Binghamton, Nova Iorque, EUA) e Akira Yoshino (Asahi Kasei Corporation, Tóquio, Japão e Universidade Meijo, Nagoya, Japão) pelo “desenvolvimento das baterias de iões lítio”.


Os 150 anos de celebração da Tabela Periódica, temos um belo edifício onde alojar os 118 elementos conhe- cidos, 94 deles naturais (ainda que

apenas em vestígio nalguns casos) e 24 total- mente artificiais e de vida muito efémera. Tabela fechada! Outros surgirão para quebrar a beleza da Tabela atual. Para a Química, alguns dos atuais já parecem inatingíveis ou, talvez, inúteis, mas o inútil poderá vir encontrar utilidade. Assim tem acontecido repetidamente na história da ciência.

Valeu a pena celebrar a odisseia desta cons- trução. Celebramos o passado com os olhos postos no futuro e na juventude que se propõe encontrar e desafiar novos problemas. Se no Congresso de Karlsruhe (1860) Portugal teve apenas um representante, hoje temos represen- tação nos espaços mais recônditos da Química e podemos esperar uma afirmação ainda mais forte no futuro próximo. É por este futuro que trabalhámos em 2019. 


A base da tela em verde luminoso simboliza o objetivo sustentabilidade. Sinais a óleo verde escuro (9), amarelo (13), azul (48) e vermelho (48) numa chamada de atenção nivelada ao risco previsto de extinção para alguns elementos respetivamente nesta gradação colorida entre baixo, intermédio, desconhecido e muito elevado.


- XXVII Congresso Ibero-Americano de Catálise
- 14.o Encontro de Química Física
- VII Jornadas Ibéricas de Fotoquímica
- XI Encontro Nacional de Catálise e Materiais Porosos (XI ENCMP) & II Reunião do Grupo do Carbono (II RGC)
- 8th EuChemS Chemistry Congress
- ChemPubSoc Europe passa a Chemistry Europe: um novo visual para um novo futuro


devido à crise epidémica COVID-19, alguns dos eventos poderão sofrer ajustes de calendarização