Capa
Série II / Número 25 / Volume
Setembro 1986
Descarregar revista
DOI: 10.52590/M3.P549
Reunem-se uma vez mais em Coimbra, sob a égide da Sociedade Portuguesa de Química, os químicos portugueses. Participam também nesta reunião químicos de outros países dos quais será justo realçar, pela significativa presença, os do país vizinho, a Espanha. Trata-se do IX Encontro Anual da Sociedade Portuguesa de Química, este ano tendo como tema central a Estrutura e Reactividade Molecular. Tentarei, em breves palavras, indicar as razões que levaram a omissão Científica a escolher este tema. Um dos principais objectivos da Químicá é o estudo das transformações moleculares, que ocorrem das colisões das moléculas com outras moléculas, da sua interacção com a luz, ou mesmo delas próprias.
O que é que o Principezinho pensaria se visitasse hoje a nossa Universidade? Na sua conversa com o aviador o Principezinho declara que não gosta de "senhores sisudos". Ao que me parece os senhores sisudos pagam-lhe da mesma moeda.
Muitos nomes ilustres estão escritos em letras de ouro nos anais das grandes realizações humanas na história da Ciência. O nome de Dmitri Mendeleev pertence a esta galáxia.
Por todo o mundo pendem majestosamente das paredes de laboratórios e salas de aula de Química os quadros que mostram o sistema periódico dos elementos químicos. Durante o século passado, este foi ligeiramente alargado e não assenta hoje nos mesmos princípios, embora se tenham mantido os seus aspectos gerais.
A adição de 17 elementos transuranianos à herança natural dos elementos levou a sua expansão de aproximadamente 20% nos blocos feitos a partir dos elementos que existem na Natureza.
O RECODIC (Réseau de Recherches Cooperatives en Didactique de la Chimie) era uma estrutura que tinha como objectivo principal o desenvolvimento cooperativo de inovações, pesquisas, estudos e produção de materiais (escritos, audiovisuais, informáticos, etc.), em lingua francesa, úteis e importantes para o ensino da Química. Em Novembro de 1985, na continuidade duma actividade desenvolvida durante 10 anos, o RECODIC agrupava cerca de 800 membros, a grande maioria oriunda dos meios universitários franceses ou de universidades de 15 países onde a química é ensinada em língua francesa. Mas entre os seus membros também se encontravam professores de países de língua latina, como é o caso de Portugal.
Sendo o acompanhamento de reacções químicas em solução aquosa, situação corrente, é importante saber "a priori" da facilidade de solubilização do maior número possível de solutos. Daí que a solubilidade seja uma das grandezas características, mencionadas no Handbook of Chemistry and Physics. Informação sobre valores de solubilidade pode obter-se também da consulta de tabelas de produto de solubilidade que figuram em inúmeros livros de texto, particularmente de Química Analítica.
Numa época em que a palavra "ENERGIA" tem lugar de destaque, as variações energéticas associadas aos processos físico-químicos devem ser objecto de análise e de interpretação, quer a nível do ensino secundário, quer do terciário.
Porquê este título para uma plenária dum encontro de Educação em Química envolvendo profissionais tanto do Ensino Secundário como Terciário? Antes de mais diga-se que o tipo de problema que se aborda - desenvolvimento curricular de um tópico, usando modelos adequados aos aprendizes - é apenas uma das muitas questões que se põem no panorama geral da Educação em Química.
As técnicas de titulação e em particular as titulações potenciométricas continuam a ser largamente utilizadas em diversas aplicações da Química Analítica. As curvas de titulação como por exemplo pH em função de v são representações gráficas muito utilizadas nesses trabalhos.
Trinta anos atrás, dei unia conferência no Encontro Nacional da American Chemical Society corn o título "A Química e o Mundo de Hoje". Profer, esta conferência na qualidade de novo presidente da f.CS. Comecei então por perguntar "O que poderei dizei sob o título "A Química e o Mundo de Hoje"? A minha resposta a esta pergunta é que posso dizer qualquer coisa, discutir qualquer faceta da vida moderna, porque cada aspecto do mundo de hoje - incluindo política e relações internacionais - é afectado pela química.