Portugal conquista medalha de bronze e menção honrosa na competição que decorreu nos Emirados Árabes Unidos
Portugal voltou a destacar-se na Olimpíada Internacional de Química, com uma participação meritória na 57.ª edição da competição, que decorreu de 5 a 14 de Julho de 2025 nos Emirados Árabes Unidos. A delegação portuguesa acaba de ser distinguida com uma medalha de bronze, atribuída ao estudante Leonardo Aires (Escola Secundária Dr. Mário Sacramento), e uma menção honrosa concedida a Afonso Benevides (Escola Secundária Domingos Rebelo).
A IChO é a maior competição internacional de Química que envolve 360 dos melhores estudantes do mundo de 90 nações. Neste evento, estudantes de nível secundário aplicam os seus conhecimentos numa prova exigente com dois exames de 5 horas - um práctico e um teórico. Os tópicos excedem o programa do Ensino Secundário, o que requer uma preparação anual promovida pela Sociedade Portuguesa de Química.
A delegação nacional foi composta ainda pelos estudantes Diogo Sousa (Escola Secundária Carlos Amarante) eLeonardo Sousa (Escola Secundária Pinhal do Rei), acompanhados pelos mentores João Pimenta Pereira e Carlos Monteiro. Os quatro jovens participaram ao lado de mais de 360 estudantes de mais de 90 países, numa das mais prestigiadas competições internacionais de ciência para alunos do ensino secundário.
Portugal continua assim a melhorar os seus resultados, o que só foi possível com o apoio da Universidade de Aveiro e do Colégio Internato dos Carvalhos (que acolhem as preparações), bem como do Governo Regional dos Açores. Nestas preparações, estiveram envolvidos como tutores: Alzira Rebelo, Avelino Silva, João Pereira, Ricardo Santos, Vasco Batista, Rita Ferreira e Manuel Coimbra.
A SPQ e a Universidade de Aveiro congratulam-se com os resultados alcançados e enaltecem o esforço dos estudantes, tutores e mentores envolvidos. A excelência demonstrada é reflexo do investimento contínuo na formação científica em Portugal.