A Chemistry Europe acaba de anunciar a criação da bolsa de mobilidade Chemistry Europe, uma iniciativa destinada a apoiar investigadores em início de carreira através da atribuição de financiamento até 2.000 euros para estadias de investigação internacionais de curta duração.
Lançado em 2024, o programa tem como objetivo promover a colaboração científica transfronteiriça e estimular o desenvolvimento profissional de jovens cientistas. A bolsa destina-se a estadias de investigação com duração entre 1 a 2 meses, em instituições localizadas fora do país de residência atual do candidato.
Em 2025 será atribuída, no âmbito deste programa, uma bolsa a um candidato proposto pela Sociedade Portuguesa de Química.
Podem candidatar-se à Bolsa de Mobilidade Chemistry Europe os investigadores que cumpram os seguintes requisitos:
Possuírem, no mínimo, dois anos de experiência pós-doutoral;
Serem membros da SPQ;
Planearem uma estadia de investigação entre 1 e 2 meses num país diferente daquele onde se encontra a sua instituição atual.
Importa referir que, no momento da candidatura, a estadia de investigação não necessita de estar previamente confirmada. No entanto, deverá ter início no prazo de 18 meses após a atribuição da bolsa, a qual ocorrerá em dezembro de 2025.
Esta bolsa representa uma oportunidade significativa para fortalecer redes internacionais de investigação e apoiar a próxima geração de líderes científicos na Europa.