Faleceu Prof. Doutor Sebastião José Formosinho Sanches Simões

É com enorme pesar que a Sociedade Portuguesa de Química (SPQ) comunica o falecimento do Professor Doutor Sebastião José Formosinho Sanches Simões. 

Sebastião J. Formosinho nasceu em Oeiras, a 19 de Setembro de 1943, foi Professor catedrático de química da Universidade de Coimbra onde se licenciou em Ciências Físico-Químicas (1964). Doutorado pela Royal Institution of Great Britain, em Londres (1971), foi Presidente do Conselho Científico da FCT da Univ. de Coimbra, Secretário de Estado do Ensino Superior em 1980 e 1981 e Presidente do Centro Regional das Beiras da Univ. Católica Portuguesa. Foi Presidente da SPQ (1992-1998), Presidente da Assembleia Geral da SPQ (2001-2003) e Sócio Efetivo da Academia das Ciências de Lisboa. Os seus interesses de investigação situam-se no âmbito da fotoquímica, reactividade química cinética e produção de energia solar, marcas culturais na ciência, e desenvolveu interesses em temas como as controvérsias científicas e sobre as relações entre ciência e religião. 

Recebeu várias distinções nacionais e internacionais, galardoado com os seguintes prémios: 

  • INVENTA 2011 para as patentes de que é co-inventor, Estímulo à Excelência, Fundação para a Ciência e Tecnologia - 2004;
  • Prémio Aboim Sande Lemos da Faculdade de Teologia da Univ. Católica Portuguesa - 1998;
  • Prémio da Ciência da Fundação Gulbenkian - 1994;
  • Prémio Ferreira da Silva, Sociedade Portuguesa de Química - 1984;
  • Artur Malheiros, Academia das Ciências de Lisboa - 1972.

Publicações:

  • «Chemical Kinetics. From Molecular Structure to Chemical Reactivity» (Elsevier, em co-autoria) - 2007
  • «Nos Bastidores da Ciência. Vinte Anos Depois» (Imprensa da Universidade de Coimbra) -  2008
  • «O Deus que não temos. Uma história de grandes intuições e mal-entendidos» (Bizâncio) - em colaboração com o Padre Oliveira Branco - em 2009  
  • «Uma intuição por Portugal» (Artez).

A Química nacional acaba de perder um dos seus expoentes, que se destacou não só pela investigação mas também pela dedicação ao ensino e à comunidade científica.

Destacamos a entrevista ao Prof. Sebastião Formosinho em 2002, para o nº 86 do Boletim Química da SPQ

Publicado/editado: 19/12/2016