Capa
Volume 15 / Número 1
1973
Descarregar revista
Relacionam-se as constantes de estabilidade de complexos metálicos de várias tetraciclinas com a respectiva actividade biológica, tomando como medida desta a constante de inibição das reacções de divisão celular e síntese de proteínas e ácidos nucleicos. Os resultados são compatíveis com a hipótese de que a acção bacteriostática das tetraciclinas está relacionada com a formação de complexos mistos, envolvendo o antibiótico, os ribossomas e certos iões metálicos.
Estudou-se a variação da condutibilidade equivalente de misturas de tiocianato de tetra-n pentilamónio com nitrobenzeno, desde soluções diluídas até ao sal puro. Os resultados são intérpretados em termos de temperatura de vitrificação das diferentes misturas.
No âmbito de um estudo da acção dos bromoacetatos sobre a ceratina da lã, procedeu-se ao exame da acção das soluções de ácido brornoacético, em presença de excesso de óxido de magnésio, sobre o resíduo de cistina. Realizaram-se determinações comparativas de lantionina, lisinoalanina, S-carboximetilcisteina, cisteína e cistina, em fibras tratadas e não tratadas com o auxilio de diversas técnicas. Os resultados obtidos indicam ter-se produzido certa diminuição do teor de cistina, acompanhada de formação de correspondente quantidade de carboxinetilcisteina. Não se observou formação de lisinoalanina nem apreciável aumento do teor de lantionina, ao contrário do que seria de esperar. Dão-se duas intérpretações possíveis para este resultado.
Apresentam-se os resultados de análises de aminoácidos efectuadas em dois tipos importantes de lãs portuguesas. Faz-se a comparação desses tipos de lã com unn tipo semelhante de lã Merino australiana, especialmente quanto aos teores de cistina e ácido cisteico.
Utilizando um eléctrodo especifico para o ião fluoreto mediram-se os produtos de solubilidade dos Jluoretos dos lantanídeos a 25° C e força iónica = 0,1 (Na NO3). Deixando envelhecer os precipitados durante 5-10 dias obtêm-se valores de pK bastante concordantes. Os valores de pK diminuem desde 18,9 para o fluoreto de lantânio até 15,0 para o fluoreto de lutécio. Esta tendência está de acordo com o que seria de esperar a partir dum tratamento teórico dos parâmetros termodinâmicos envolvidos usando um ciclo de Born-Haber assim como a equação de Kapustinskii para determinar os raios termodinâmicos dos iões dos lantenideos.
Obtiveram-se as curvas de dispersão rotatória óptica (ORD) do malato e do aspartato a dois valores de pH e as de molibdato-malato, molibdato-aspartato, uranilo-malato e uranilo-aspartato. A semelhança das curvas com diferentes razões molares ião metálico/aspartato faz admitir a existência de um único complexo molibdato-aspartato e uranilo-aspartato. Pelo contrário, as curvas com malato sugerem a existência de mais do que um complexo molibdato-malato e uranilo-malato. Nos quatro casos estudados a com plexação faz aumentar o valor de QS do ião carboxilico.
A variação do pH provoca efeitos opostos sobre a actividade óptica do malato e do aspartato. Obtiveram-se as curvas de dispersão rotatória óptica (ORD) de Pb-malato, Pb-aspartato, Co-malato e Co-aspartato e constatou-se que, em todos os casos, há formação de complexo. A rotação molar do complexo Pb-aspartato, ao pH = 5,3, é a mais elevada entre as dos complexos de aspartato estudados
Resumindo-se a chamada «crise da energia» até hoje verificada, no aumento espectacular dos preços dos produtos petrolíferos, o que realmente se prevê e se teme a prazo não muito longo é a crise de carência desses produtos, cujo consumo aumenta a elevado ritmo. Porque o seu emprego traz vantagens muito grandes sobre o do carvão, uma parte considerável do esforço de investigação hoje despendido processa-se no sentido de encontrar os meios mais aperfeiçoados e económicos de transformar os combustíveis sólidos (carvões, xistos e areias betuminosas) em substâncias liquidas ou gasosas que possam substituir os derivados líquidos do petróleo e gás natural. Simultaneamente se intensificam a I d D referentes à energia nuclear (de fissão e fusão), energia solar, pilhas de combustíveis, etc.
A biossíntese glucídica que produz o pão de todos os dias, continua a ser o processo químico mais importante do mundo. E o génio humano pode orientar este processo de modo que ele possa interferir num dos problemas decisivos da actualidade: o da energia. O hidrogénio, em futuro próximo, poderá ser mais importante que o petróleo (a reservar para a síntese petroquímica) permitindo maior autonomia económica da Europa.