Capa
Volume 7 / Número 2
1965
Descarregar revista
Apresentam-se as bases teóricas do conhecido método do fio aquecido em regime transitório e analisa-se a influência das várias causas de erro: capacidade calorifica e condutibilidade térmica do fio, limitação das dimensões do sistema nas direcções axial e radial, radiação, convecção livre e resistência térmica na interface. Apresentam-se e comparam-se as realizações experimentais baseadas no método.
Com uma coluna de resinu permutadora catiónica efectua-se a separação de catiões comidos em águas naturais. A eficiência da separação permite dosear por fotometria de chama Li, Na, K, Rb, Cs, Mg, Ca e Sr.
Contribuindo para o esclarecimento da influéncia da estrutura dos ligantes e do tipo de elemento central na estabilidade dos respectivos complexos, apresentam-se os resultados do estudo das reacções de urna série de iões mono- e bixalentes com diversos ácidos poliaminocarboxílicos («complexonas»). Utilizaram-se como ligantes alguns produtos comerciais correntes (ácidos iminodiacético, metiliminodiacético, 2-hidroxiciclo-hexiliminodiacético, nitrilotriacético, etilenodiaminotetracético e 1,2-diaminopropanotetracético), bem como outros produtos sintetizados, a maioria, pela primeira vez (ácidos uramildiacético, 1-metiluramildiacético, 1,3-dimetiluramildiacético, o-hidroxifeniliminododiacético, o-metoxifeniliminodiacético, o-mercaptofeniliminodiacético, o-carboxifeniliminodiacético e ciclo-hexiliminodiacético).
A fotossíntese, cujo esquema global é o seguinte: 6 CO2 + 6 H20 - C6H1206 + 6 02 é o processo mais importante do nosso mundo sob o ponto de vista quantitativo, pois produz, além do oxigénio atmosférico, 1011 toneladas anuais de glúcidos, ou seja, o «pão» de todos os dias no seu sentido mais amplo. As matérias-primas são o anidrido carbónico e a água, mas o processo está longe de ser satisfatóriamente interpretado no que diz respeito ao seu mecanismo químico e energético.
A XII Conferência Geral de Pesos e Medidas, que se reuniu em Paris de 6 a 13 de Outubro de 1964 (Comptes Rendus des Séances de la Douziême Conférence Générale des Poids et Mesures, Gauthier-Villars, Paris, 1964), pela sua resolução sexta: ...
E problema comum a todas as línguas, especialmente nos domínios técnico e científico, a invasão de estrangeirismos, cujo emprego nem sempre é fácil evitar. Entre os de utilização mais generalizada, em muitas línguas, figura engineering. Várias tentativas têm sido feitas para conseguir a sua tradução, mas o emprego cada vez mais generalizado deste termo, em língua inglesa, e o aumento de expansão desta língua como meio universal de comunicação não têm permitido grandes progressos no sentido da sua substituição por termos equivalentes.
A paternal tendência para modificar escritos que o autor deste artigo atribui aos editores das revistas científicas é antes comum aos comentadores científicos dos Artigos (os chamados «referees»), que a exibem propondo modificações que são depois normalmente apadrinhadas pelas comissões redactoriais. Aos editores cabe então a espinhosa tarefa de procurar o equilíbrio entre o paternalismo de uns e o furor de outros.
A administração da IUPAC está confiada ao Conselho, composto por delegados designados pelos organismos nacionais que se interessam pela química fundamental e aplicada. Estes organismos, representando os interesses da química nos respectivos países, são os Organismos Aderentes da IUPAC. Cerca de 43 países são actualmente membros da IUPAC.