Capa
Volume 6 / Número 4
1964
Descarregar revista
Apresenta-se a discussão da aplicação de métodos físico-químicos ao estudo mecanístico e estrutural dos esteróides.
Apresenta-se de uma maneira geral uma teoria qualitativa de substituição aromática electrofí.lica, com referência à influência dos complexos TC e Q sobre o mecanismo reaccional. O conhecimento de dados mais precisos sobre a velocidade das reacções permite ainda o estabelecimento de uma teoria quantitativa, cuja maior dificuldade é a possibilidade de utilizar ou não o método de Hammett modificado. Discute-se, finalmente, o problema da relação o-/p-.
Mencionam-se algumas possibilidades de utilização das nitrosaminas, quer como produtos intermediários em reacções químicas, quer como matérias-primas industriais.
A quantidade de cobalto depositado sobre a prata por troca idnica quando se mergulha uma lâmina deste metal numa solução de sal de cobalto é muito pequena. A actividade medida nas lâminas de prata, imediatamente a seguir a um período de troca cresce muito rapidamente. Não foi possível detectar qualquer efeito da difusão metálica. Os iões cobalto fixados sobre a prata podem ser retirados com muita facilidade pela simples imersão das lâminas em água ou numa solução de cloreto de cobalto estável. As auto-radiografias mostram que a superfície das laminas não se comporta uniformemente no respeitantc â troca.
Com o fim de avaliar a economia resultante da aplicação de radioisótopos na indústria, a Agência Internacional de Energia Atómica realizou uma reunião em Viena, em Março de 1964, na qual participaram 25 países membros, entre os mais evoluídos industrialmente. Os trabalhos apresentados nesta reunião pelos países participantes resumem as conclusões do inquérito que cada um deles efectuou entre todos os industriais que já utilizavam radioisótopos.
Fala-se cada vez mais dos processos químicos que se realizam a temperaturas muito altas, às vezes superiores a 50 000ºC., mediante dispositivos experimentais e técnicos susceptíveis de suportar reacções em fase gasosa, análogas às que se efectuam na chama.