Capa
Volume 5 / Número 1
1963
Descarregar revista
Anunciou-se, numa nota de abertura do número de Março de 1958 desta Revista, que se estavam a envidar esforços para tornar regular a publicação do órgão científico da Sociedade Portuguesa de Química e Física, remodelando-o no sentido que fosse julgado aconselhável. Depois disso, ublicaram-se onze números com colaboração vária, quase toda ela constituída por Artigos com trabalhos originais de químicos portugueses. Persistia, porém, uma das grandes dificuldades para manter a Revista com aspecto gráfico condigno e, sobretudo, para completar a parte científica original com outras secções, como as de crítica de livros, informações científicas e químico-técnicas, Artigos de actualização, etc. Essa dificuldade era a limitada verba de que a Sociedade Portuguesa de Química e Física podia dispor para publicação da sua tradicional Revista no sector da Química.
A produção de mesões pode considerar-se como um dos aspectos mais importantes das reacções nucleares induzidas por partículas de grande energia, pois que, sendo fàcilmente absorvidos pelo próprio núcleo em que foram formados, podem depositar nele uma energia, pelo menos, igual à sua massa. Assim, torna-se possível, por meio da produção e absorção de mesões, obter núcleos fortemente excitados

On décrit une méthode colorimétrique de dosage de l'oxygène dissous dans des eaux déminéralisées, avant comme base l'oxvdation, par l'oxygène, à une valour convenable de pH, du complexe [Mn" HY] -- au complexe [Mn" Y] . La méthode est plus simple et d'exécution plus rapide et pent êire si précise que cello de Winkler.


Estuda-se a acção libertadora do estrôncio sobre o efeito interferente do alumínio na determinação do cálcio por fotometria de chama, procurando a zona de comprimentos de onda mais favorável a esta dosagem.
Abastecer as populações dos países «subdesenvolvidos» com alimentos contendo proteínas, em quantidade e qualidade convenientes, é um dos problemas principais da actualidade. Vivem estes povos, muitas vezes, à custa de vegetais, pobres em proteínas e deficientes em aminoácidos essenciais, como, por exemplo, a lisina, que o organismo do animal superior não pode produzir.
Dá-se relevo aos aspectos fundamentais dum estágio recentemente feito em França e foca-se a importância desses estágios e dos cursos de revisão e actualização, na formação dos engenheiros com experiência industrial. Faz-se referência à evolução da indústria química francesa no último decénio e acentua-se a importância do ensino e da investigação científica, como apoios indispensáveis das realizações industriais modernas.