Capa
Volume 2 / Número 2
1960
Descarregar revista
Tem sido estabelecida por vários autores [1, 2, 3] uma relação entre o comportamento radiolítico de vários sistemas em solução aquosa e os seus potenciais de oxi-redução. Foram assim determinados, para diversos tipos de radiação, domínios de potencial onde são possíveis, ou só oxidações, ou só reduções, ou oxidações e reduções.
Poucos trabalhos vimos publicados sobre a separação zircónio- -nióbio por cromatografia em papel. Com excepção dum dele; [1], onde se emprega como eluente ácido mandélico, todos fazem uso de solventes contendo ácido fluorídrico, quer com metiletilcetona [2, 3], quer com butanol e ácido clorídrico [4]. Pareceu-nos, por isso, que teria interesse analisar a possibilidade de separar estes elementos com os solventes ácido etilcetona e ácido sulfúrico-metiletileetona, utilizados para efectuar a separação de nióbio, tântalo e titânio [5, 6].
O dibenzoilmetano, ensaiado pela primeira vez como reagente cromogénico do urânio em 1953 [8, 11] , tem sido largamente usado em doseamentos colorimétricos daquele elemento. A sua aplicação, que se revelou prometedora, dadas a estabilidade do complexo formado e a grande sensibilidade da reacção, envolvia, porém, uma técnica delicada, e - inconveniente este de maior importância - implicava uma eliminação prévia de diversos iões interferentes.
A vida das bactérias constitui, indubitavelmente, assunto do mais alto interesse para o bioquímico. Graças à sua extraordinária actividade como agentes de degradação e síntese, - a qual transmuta um minúsculo corpo unicelular em prodigioso laboratório químico constituem tais seres um material de estudo verdadeiramente excepcional. Porque as bactérias são, em geral, fáceis de manejar, pouco dispendiosa a sua manutenção e podem adaptar-se a trabalhos em larga escala, representando, em muitos casos, o único meio satisfatório de análise, a sua aplicação prática é todos os dias crescente, na síntese industrial de variadíssimos produtos, na aferição de produtos tão altamente cotados como as vitaminas, os aminoácidos, etc., etc.
Escolhi para tema desta «conversa» com V. Ex.'s, um assunto que tem sido o sonho daqueles a quem está entregue o estudo dos problemas da conservação dos alimentos e que, a realizar-se com êxito, provocaria uma revolução radical na indústria da alimentação. O método básico de esterilização dos alimentos tem sido sempre o mesmo, desde que há 150 anos Nicholas Appert pela primeira vez esterilizou alimentos, utilizando o calor.
Natureza dos Artigos A «Revista Portuguesa de Química» publica Artigos originais que, conforme a sua extensão e natureza, se podem considerar de várias classes: A - Artigos corn carácter de investigação científica; B - Artigos de interesse geral, como biográficos, históricos, pedagógicos, etc.; C - Comunicações apresentadas em reuniões dos Núcleos da Sociedade; D - Conferências; E -Comunicações ao Director da Revista; F - Notas de laboratório.