Capa
Série II / Número 123 / Volume
Dezembro 2011
Descarregar revista
DOI: 10.52590/M3.P653
Chegados ao final de mais um ano, é tempo de balanços e de previsões para 2012. O ano de 2011 ficará na memória dos químicos portugueses pelo Ano Internacional da Química e pelo Centenário da SPQ, foram inúmeras as actividades que decorreram um pouco por todo o país, conforme fomos divulgando nas páginas do QUÍMICA, e que se irão prolongar por 2012
Apesar das façanhas da Química não serem objecto de grande destaque nos meios de comunicação social de maior difusão, mais uma vez, os estudantes portugueses viram o seu desempenho na Olimpíada Ibero-Americana de Química recompensado com medalhas.
Entre os dias 4 e 7 de Setembro de 2011, a Escola de Ciências da Vida e do Ambiente da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real, teve o prazer de acolher o 9º Encontro Internacional do Grupo da Química dos Glúcidos da Sociedade Portuguesa de Química.
As III Jornadas Ibéricas de Fotoquímica decorreram de 4 a 7 de Setembro de 2011, nas instalações da Universidade de Granada, no Campus da Cartuxa.
A globalização traduziu-se, quer em impactos positivos, quer negativos, para as comunidades de mulheres, provavelmente resultando numa ligeira melhoria da integração destas na economia de mercado.
Este Ano Internacional da Química, que coincidiu com o centenário do segundo prémio Nobel de Maria Skodowska Curie, foi também o ano em que se celebrou o centenário da Sociedade Portuguesa de Química, do Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa, da Universidade de Lisboa e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Excelente! Foi este o comentário mais ouvido em relação ao 2nd ITQB PhD Students’ Meeting, que decorreu de 26 a 28 de Outubro de 2011 no Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade Nova de Lisboa.
O Grupo de Químicos Jovens (GQJ) vai atribuir o Portuguese Young Chemists Award 2012 (PYCA 2012). Este prémio, agora na sua segunda edição, pretende distinguir um jovem químico pelo trabalho de investigação realizado no âmbito do seu doutoramento.
O programa TrainMiC® de aprendizagem ao longo da vida, http://www.trainmic.org, desenvolvido pelo European Commission’s Joint Research Centre (JRC), comemora o seu 10º aniversário.
A Assembleia Geral (AG) da EuCheMS (European Association for Chemical and Molecular Sciences) reune representantes das sociedades constituintes, geralmente através dos presidentes ou vice-presidentes, os coordenadores das divisões (D) e grupos de trabalho (WP), a direcção da EuCheMS e convidados.
O Prémio Nobel da Química 2011 foi atribuído a Dan Shechtman (Technion – Israel Institute of Technology, Haifa, Israel), pela descoberta que os átomos nos quase-cristais (quasicristais) apresentam um padrão regular que nunca se repete.
Conheci o Ramôa em 1962, quando ambos ingressámos na Licenciatura em Engenharia Químico-Industrial na universidade do Porto. Passados 6 anos, estávamos entre a meia dúzia de colegas que tinha completado o curso sem perder qualquer ano
O ano de 2011 está a chegar ao fim e por isso aproxima-se o termo das celebrações oficiais do Ano Internacional da Química.
O Diário publicado neste número do Boletim da Sociedade Portuguesa de Química compila o conjunto de actividades realizadas no âmbito do Ano Internacional da Química e do Centenário da SPQ durante os meses de Agosto, Setembro e Outubro de 2011.
A importância da Química em todos os aspectos da sociedade actual é incontornável, mas o interesse e entusiasmo com que, no decurso de 2011, têm surgido as iniciativas associadas às comemorações do Ano Internacional da Química (AIQ)
As diversas espécies da acácia-mimosa são exóticas em Portugal, sendo actualmente consideradas invasoras.

Tal como Jorge Calado, perante “Haja Luz!”, optou por um revolucionário modelo de divulgação de conhecimentos, também eu, nesta apreciação crítica, me decidi por um discurso invulgar, eventualmente desordenado, seduzida pela iluminada inspiração do autor.


À primeira vista, o assunto parece enfadonho e antiquado. Que há ainda a aprender sobre a combustão de uma simples vela? Não basta uma equação química elementar?


Ao publicar o número de Outubro-Dezembro 2011 do Boletim da Sociedade Portuguesa de Química, o último em distribuição no Ano Internacional da Química e coincidente com a celebração do Centenário da SPQ (foi precisamente no dia 28 de Dezembro de 1911 que a SPQ foi fundada), quisemos falar com o Professor Mário Nuno Berberan e Santos, actual Presidente da SPQ, para dar a conhecer melhor os projectos da nossa Sociedade.

A ciência, para além de ser uma actividade intelectual e uma prática, é também uma actividade social. Neste referente, a Química desempenhou um papel pioneiro na organização da ciência, pois é a primeira disciplina a pôr em marcha um Congresso Internacional. Perante as divergências existentes sobre o atomismo, o congresso surgiu para fomentar a


Laboratórios e batas brancas. Destiladores, tubos de ensaio, buretas e provetas. Ácidos, bases e sais. Fumarolas, cores e odores. Sínteses e análises.
Reconhecido que um ambiente de interrogação, procura e questionamento, é condição indispensável a uma verdadeira educação em ciência – aliás, dando cumprimento à curiosidade espontânea da infância – cedo se impõe distinguir os “quês” (incluindo o “quando”, o “quanto”, o “onde”, o “quem”, ...) dos “para quês”, dos “comos”, dos “porquês” e, eventualmente, dos “e se”, que desempenham um papel central no avanço do conhecimento do mundo através da ciência.

Apresenta-se uma análise da verdura das actividades laboratoriais propostas no programa de Química de 11o ano do Ensino Secundário, usando como instrumento de análise a Estrela Verde (EV), uma métrica de verdura semi-quantitativa, mas holística.


É reconhecida a necessidade da educação ser mais eficaz na compreensão e na percepção individual e colectiva, com vista a melhores exercícios de cidadania, dos problemas que se colocam nas sociedades contemporâneas, sobretudo aqueles em que os aspectos científico-tecnológicos são mais evidentes.
As actividades propostas têm ambas alimentos como pretexto. Na primeira prepara