Capa
Série II / Número 66 / Volume
Setembro 1997
Descarregar revista
s/n
s/n
s/n

Para tudo há regras na vida. Elaboradas por quem de direito, com base na lógica e na razoabilidade, elas destinam-se a normalizar o comportamento, de modo a facilitar a convivência e a comunicação. O seu não cumprimento, por desconhecimento, ou por oposição, pode trazer dissabores de maior ou menor monta aos prevaricadores e prejuízos a quem indirectamente possa ter sido afectado por tal acção.


Com que pompa ouvi uma vez dizer, em provas de concurso, a um catedrático sabedor, que em Portugal não havia nem podia haver investigação científica! Dizendo isto, olhava-me de soslaio para notar uma impassibilidade que havia de contundir com o seu orgulho de desastrado pregoeiro anticientífico!
O comentário que aqui se apresenta não é a um programa propriamente dito, mas sim a dois adicionais ("Add-On" em inglês) que vêm trazer novas possibilidades a utilitários incluídos no pacote Office. Trata-se do Accord 2.0 para Excel e do Accord 1.1a para Access, produzidos pela Synopsys e gentilmente oferecidos ã Sociedade Portuguesa de Química (SPQ).
A sintese electroquímica de compostos orgânicos é um ramo da ciência já com cerca de 150 anos, ao longo dos quais extensa actividade científico- laboratorial tem sido empreendida. Pretende-se, com este trabalho, divulgar as particularidades e vantagens de aplicação desta metodologia.
Muitos dos pigmentos que foram usados pelos artistas pré-históricos, sobretudo os ocres e o carvão, continuaram a sé-lo depois da descoberta da escrita. Com a arte dos Antigos Egípcios surgiram os primeiros pigmentos azuis e verdes, a principio apenas produtos naturais mas a partir da IV dinastia também materiais sintéticos
As técnicas de cristalização encontram-se fortemente implementadas em muitos domínios da Química: mantêm a sua importância como técnicas clássicas separativas ou de purificação â escala laboratorial e, industrialmente, estão ligadas â produção de produtos químicos de grande tonelagem, tais como o açúcar, a ureia, os zeólitos, os fármacos, etc.
A espectrometria de massa de ressonância ciclotrónica de iões com transformada de Fourier (FT-ICR/MS) é uma técnica de análise de massas que consiste no confinamento e detecção de iões numa região do espaço definida por um campo magnético e um campo eléctrico homogéneos, e que encontra aplicação nos domínios da química analítica e da química-física.
s/n