Peter Joseph Michael Carrott (18/01/1955 – 01/04/2019)

Os Químicos portugueses foram surpreendidos pela inesperada notícia do falecimento do colega Peter Carrott no dia 1 de Abril, aos 64 anos. O Peter era Professor Catedrático da Universidade de Évora, e um membro activo da Sociedade Portuguesa de Química, particularmente da sua Divisão de Catálise e Materiais Porosos (à qual presidiu no período 2003-2005, tendo organizado o 6º Encontro, em Évora, em 2003), e mais recentemente do Grupo do Carbono, ao qual presidia desde Janeiro do ano corrente.

Peter Carrott fez a sua formação académica na Universidade de Brunel (UK), onde concluiu o Doutoramento em 1980, sob orientação dos Professores Keneth S.W. Sing e J.D. Birchall, FRS. Seguiu-se um Pós-Doutoramento com o Professor N. Sheppard na Universidade de East Anglia, depois do qual regressou a Brunel como investigador (de 1983 a 1988). Foi aí que conheceu a colega Manuela Ribeiro (colaboradora da Professora Manuela Brotas de Carvalho e doutoranda do Professor Sing), com quem casou. Após o Doutoramento da Manuela, vieram para Lisboa; a Manuela retomou funções docentes na FCUL, e o Peter obteve um contrato de investigador no Centro de Química-Física e Radioquímica (INIC). Foi em 1990 que tive o meu primeiro contacto com o Peter, quando fui nomeado para o júri de equivalência do grau estrangeiro ao grau de Doutor em Química. Em 1991, o Peter e a Manuela foram contratados pela Universidade de Évora, e a partir de então tive o privilégio de acompanhar todo o percurso académico e científico do Peter: em 1997 fiz parte do júri do concurso para Professor Associado; em 2005 fui arguente nas suas provas de Agregação; e em 2017 fiz parte do júri do concurso em que foi seleccionado para a vaga de Professor Catedrático. Também fiz parte dos júris de Doutoramento de muitos dos seus alunos, pelo que posso atestar a elevada qualidade do seu trabalho científico.

Na Universidade de Évora o Peter deixa uma obra notável, tendo sido responsável pela criação da Licenciatura em Química (1997), do Centro de Química (2002), do Mestrado em Química e do Programa Doutoral em Química (ambos em 2008). Introduziu também no currículo algumas unidades curriculares específicas, nomeadamente “Colóides e Superfícies” e “Materiais de Carbono”. A nível científico, o Peter dedicou-se sobretudo à Adsorção e aos Materiais Porosos, nomeadamente Materiais de Carbono, áreas em que era reconhecido internacionalmente. Mantinha uma intensa colaboração com o Grupo Espanhol do Carbono (GEC) e com os Grupos de Adsorção da RSEQ, tendo organizado por duas vezes a Reunião Ibérica de Adsorção (em 1998 e em 2016). Era Editor Associado da revista Adsorption Science & Technology. Publicou cerca de duas centenas de trabalhos em livros ou revistas de circulação internacional, e foi autor ou co-autor de numerosas comunicações em Congressos Internacionais. Entre outros cargos que exerceu na Universidade de Évora, destacam-se a Direcção do Centro de Química e aPresidência do Departamento de Química.

Lamentamos a perda do nosso querido amigo e colega Peter Carrott, e apresentamos as nossas sentidas condolências à esposa Manuela, aos filhos Filipa e Pedro, e à Universidade de Évora.

José Luís Figueiredo (FEUP)


Publicado/editado: 02/05/2019