Humanidades, Artes e Ciências: A transdisciplinaridade no Ensino da Química

N.º de horas de formação acreditadas: 25h (1 crédito)

Registo de Acreditação: CCPFC/ACC-121722/23 

DESTINATÁRIOS

Professores do Grupo 510.

Formação via video conferência

Sessões 2023:

9 de janeiro a 9 de fevereiro de 2024: INSCRIÇÕES

Sessões síncronas

9.01.2024: 18-20h

23.01.2024: 18h-20h

3.02.2024: 9h-12h

12.01.2024: 18h-20h

26.01.2024: 18h-20h

8.02.2024: 18h-21h

13.01.2024: 9h-12h

27.01.2024: 9h-12h

9.02.2024: 18h-21h

Sessão assíncrona

3h

 

Formadores

  • Adelino Galvão: CCPFC/RFO-38165/17
  • Ana Charas: CCPFC/RFO- 38997/18
  • Joaquim Faria CCPFC/RFO 38615/17

Apresentação da ação

A ação de formação Humanidades, Artes e Ciências: A transdisciplinaridade no Ensino da Química visa dotar os professores de conhecimentos direcionados à integração dos vários saberes, nomeadamente contextualizando os desenvolvimentos científicos com o ambiente geográfico, histórico e cultural em que ocorreram, desenvolvendo capacidades de comunicação multimodal numa ótica inclusiva, que incorpore o ensino artístico (promotor da inclusão) e as Aprendizagens Essenciais numa perspetiva de valorizar o papel do criativo do aluno. 

Objetivos a atingir

  • Integração dos vários saberes, numa perspetiva transdisciplinar que inclua o desenvolvimento científico relacionando-o com o ambiente geográfico, histórico e cultural em que ocorreu.  
  • Promover dinâmicas promotoras da Inclusão e Cidadania com base nos Domínios de Autonomia Curricular.
  • Promover formas de melhor comunicar e ensinar em ciência, especificamente em química.
  • Aprofundar estratégias e ferramentas de ensino visando potenciar a aprendizagem conceptual e o desenvolvimento de competências processuais dos alunos.
  • Fomentar a comunicação, partilha de ideias, experiências e projetos entre professores e alunos.
  • Aprofundar estratégias para uma cidadania ativa, informada e participada de toda a comunidade educativa.

Tópicos programáticos

  • Abordagem da questão: Porque é que em química se utiliza o modelo quântico e não a física clássica: um percurso à luz da história da humanidade. 
  • A teatralização da Ciência. Apresentação dos livros: Poções e Paixões e A Química na Ópera, O Bairro da Tabela Periódica e Arsenicum. Workshops baseados nas cenas 2 e 4 (Científicas) e nas cenas 1, 3 e 5 (Cidadania) da peça teatral "O Bairro da Tabela Periódica".
  • Orquestras de sopros: uma oportunidade para o ensino do som e da luz, sua propagação e interação com a matéria 
  • Equipamentos MIDI e sintetizadores eletrónicos no ensino dos fenómenos ondulatórios (interferência, harmónicos, sobre tons, ondas sinusoidais, quadradas e em serra). 
  • Águas naturais de Portugal. Exemplos práticos da química das águas e da importância dos solos na definição das suas propriedades físico-químicas.
  • A mineração em Portugal: das pirites alentejanas à extração do lítio. 
  • As ligações da química à biologia: "Omne vivum ex vivo"! "Omne" (TODOS)? Química pré-biótica. 
  • A ligação da química à biologia: Produtos naturais autênticos canivetes suíços da natureza. 
  • A enzima mais abundante da natureza e para alguns a mais importante. Responsável pela fixação de CO2 na fotossíntese. 
  • Produção pelos formandos de um vídeo de 4 a 5 minutos usando as ferramentas powerpoint, prezi ou similar e fazendo uma abordagem transdisciplinar de uma das aprendizagens essenciais das disciplinas: Ciências físico químicas (3º ciclo do ensino básico), Física e Química A (ensino secundário) ou Química 12 (ensino secundário)

Metodologia da ação

A ação está organizada em 10 temas e produção e apresentação de um vídeo temático, no âmbito da Ação. 

Em cada um dos 10 temas serão abordados conceitos básicos e aplicações de uma forma dinâmica e interativa, visando promover a plena participação dos formandos.

Regime de avaliação

A avaliação terá duas componentes:

  • um vídeo produzido pelo formando;
  • uma reflexão crítica sobre a ação com base no formulário fornecido.

O vídeo será avaliado usando uma grelha de 5 critérios:

1 - Rigor científico da linguagem utilizada;

2 - Qualidade do vídeo;

3 - Clareza do discurso;

4 - Originalidade;

5 - Cumprimento do tempo estipulado.

(A classificação atribuída será baseada na discricionariedade técnica dos formadores). 

A classificação final será atribuída numa escala de 0 a 10 usando igual ponderação para as duas componentes.


Sessões Decorridas

Regime à Distância: 05/05/2021 - 11/05/2021 | 15/11/2021 - 11/12/ 2021 | 25-02/2022 - 19/03/2022


Publicado/editado: 08/11/2020