A SPQ na linha da frente dum acordo conjunto entre Sociedades Químicas do mundo sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

A 8 de julho de 2019, num Fórum para os Presidentes das Sociedades Químicas Mundiais a SPQ, juntamente com as suas congéneres assinou um Acordo Quadro Conjunto sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS da ONU) em Paris, França. Este fórum decorreu à margem do 47º Congresso Mundial de Química da IUPAC.

O acordo visa encorajar e comprometer sociedades químicas de todo o mundo a cooperar na identificação de soluções para os desafios globais da sociedade, que se colocam local e globalmente, tomando os ODS e as suas metas como plano orientador para vencer tais desafios. 

Joaquim L. Faria, vice-presidente em exercício, assinou o documento pela SPQ.

O reconhecimento de que a solução para questões complexas e urgentes que assolam a humanidade, não pode ser alcançado sem a colaborações de todos os agentes exigindo um esforço conjunto entre governos, indústria, academia e organizações não-governamentais. 

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são a chave para atingirmos um futuro melhor e sustentável para todos. Eles vão de encontro aos desafios globais que a população mundial tem de enfrentar, incluindo todos os relacionados com a pobreza, desigualdade, alterações climáticas, degradação ambiental, prosperidade, paz e justiça. Os Objetivos estão interligados entre si e para que ninguém fique para trás é importante que cada Objetivo (17) e respetivas metas (169) sejam atingidos até 2030. A Química como disciplina central e integradora tem um papel fundamental para se alcançarem esses objetivos.

O texto integral do Acordo-Quadro Conjunto sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas pode ser consultado através do site da SPQ. É constituído por três pontos de ação bem claros e culmina com o comprometimento efetivo dos signatários:

  1. Considerando que as ciências químicas têm o potencial de para desempenhar um papel fundamental no enriquecimento do futuro da Terra e de seus povos, e que para enfrentar os desafios globais é necessário um esforço de cooperação entre governos, indústria, academia e organizações não-governamentais;
  2. Considerando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como uma estrutura global estabelecida pelas Nações Unidas para abordar muitos dos problemas mais críticos que afetam nosso mundo, nós, abaixo-assinados, reconhecemos o poder da química para atingir esses objetivos e construir um futuro sustentável para o benefício da humanidade; e
  3. Considerando que, embora cada país ou região selecione os ODS com base nas suas necessidades específicas, reconhecemos que a colaboração multiplicará a força e o impacto desses esforços para o planeta;
  4. Por conseguinte fique estabelecido, que as sociedades químicas abaixo assinadas se comprometem a colaborar e identificar entre si soluções locais para os desafios globais - usando os ODS como um guia.

Publicado/editado: 21/07/2019