Prata e Bronze para Portugal nas Olimpíadas Ibero-americanas de Química

A equipa portuguesa obteve uma Medalha de Prata e uma Medalha de Bronze nas XII Olimpíadas Ibero-americanas de Química, que se realizaram no Rio de Janeiro, Brasil, de 1 a 9 de Outubro.

A medalha de prata foi conquistada por Rui Emanuel Ferreira da Silva (Colégio Internato dos Carvalhos) enquanto a medalha de Bronze coube a Tiago Raul de Sousa Pereira (ES Almeida Garrett - Vila Nova de Gaia). Nesta competição internacional participaram equipas representantes de 14 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Costa Rica, Cuba, Colômbia, El Salvador, Espanha , Guatemala, México, Peru, Portugal, Venezuela e Uruguai.

Rui Silva e Tiago Pereira iniciaram o seu percurso nas Olimpíadas de Química em 2006, nas competições nacionais. Ambos realizaram a semifinal na Universidade do Porto, em Março de 2006, representando as equipas das respectivas escolas, e foram apurados para a Final na Universidade de Aveiro. Na prova final, realizada a 5 de Maio, Rui Silva obteve a Medalha de Prata individual, e Tiago Pereira classificou-se no 4º posto (a Medalha de Ouro foi ganha pelo seu irmão gémeo, Raul Pereira). Face a estes resultados, integraram o grupo de 6 seleccionados que partir de Novembro de 2007 visitaram regularmente a Universidade de Aveiro para receber preparação específica para as competições internacionais. Os resultados obtidos nas provas de seriação realizadas em Maio de 2007 permitiu-lhes integrar a equipa que se deslocou ao Brasil.

De acordo com declarações da Prof. Amparo Faustino, uma das responsáveis pela preparação teórica e prática no Departamento de Química da Universidade de Aveiro, os resultados agora obtidos reflectem o trabalho desenvolvido pelos alunos com a equipa da Universidade de Aveiro ao longo do ano. No entanto, são também reflexo do empenho das respectivas famílias e até dos seus professores do ensino secundário: “no caso do Rui Silva, a professora apercebeu-se de algumas dificuldades a nível de desempenho experimental e levou-o para o laboratório da escola durante as férias... e agora no Brasil ele teve 100% na prova prática”.

A delegação portuguesa, constituída pelos 4 alunos concorrentes e pelos 2 professores mentores (Clara Magalhães e Diana Pinto, do Departamento de Química da Universidade de Aveiro), chegam a Portugal ao início da manhã de 4ª feira.

Publicado/editado: 07/10/2007