Capa
Volume 17 / Número 2
1975
Descarregar revista
No projecto de colunas de destilação a estimativa de eficiências de prato é um problema fundamental. Em sistemas ndticomponentes surges: dificuldades suplementares pela possibilidade de os diferentes componentes terem eficiências diferentes. A escolha do modelo de eficiência mais adequado é um problema ainda em aberto, sugerindo-se que as diferenças entre os diferentes modelos são realçadas se forem utilizados resultados obtidos em colunas de baixa eficiência.

Apresenta-se a medida da condutibilidade térmica do n-heptano à temperatura ambiente, utilizando a técnica do fio aquecido em regime transiente. O equipamento de medida foi projectado de forma a minimizar todos os efeitos secundários para que a condutibilidade térmica do liquido se possa obter do declive do acréscimo de temperatura num fio de platina de 10 pin de diâmetro en, função do tempo.


A indústria do concentrado de tomate tem, um significado económico muito grande em Portugal, mas é igualmente uma causa importante de poluição hidrica. Apresenta-se o conjunto dos valores obtidos em três anos de colheitas en: diferentes fábricas, tendo em vista a identificação das causas da poluição e a discussão dos resultados obtidos no tratamento por via biológica (bio-oxidação acelerada, seguida de tratamento químico complementar). Apresentam-se igualmente dados espeitantes à valorização de subprodutos e à reciclagem dos efluentes.
A justificação económica é, em geral, o factor mais importante a considerar no que respeita ao futuro de um projecto. É pois importante que os orçamentos de custos sejam tanto quanto possível exactos e de confiança. Tradicionalmente a avaliação de custos é dividida em custos de capital, ou fixos, e custos de operação, ou variáveis. Estes últimos podem, por seu turno, ser subdivididos de várias maneiras como o demonstram os exemplos de várias indústrias que se apresentam. Deste modo podem identificar-se as áreas onde os custos de operação são mais significativos, relacionando-as por sua vez através das técnicas tradicionais de avaliação de custos de operação. A partir deste tratamento desenvolvem-se técnicas rápidas e globais que se comparam com realizações recentes neste campo.
Vários sulfatos com propriedade cardiotônica potencial foram sintetizados com bons rendimentos. Desenvolveu-se um novo reagente de sulfatacão: sulfato de piridínio e diciclo-hexilcarbodi-imida em dimetilformamida.
Estudam-se os mecanismos de desactivação do primeiro estado electrónico excitado do ião uranilo por moléculas orgânicas. As constantes cinéticas de sufocação do uranilo por álcoois, obtidas por medidas de luminescência e por fotólise por relâmpago, dependent da estrutura molecular e da substituição de átomos de hidrogénio por deutério. Estudos por r.p.e. sugerem que o processo de desactivação é devido à abstracção de átomos de hidrogénio por (UO2 2 +) *.
A substituição de um sistema de depósito tipo lamaçal pelo de água ou corrente implica uma alteração substancial de objectivos, caracterização do processo e resíduos, projecto e filosofia. Do ponto de vista do impacte ambiental ou de capacidade em resíduos, estes depósitos alternativos têm características muito diversas. Após revisão de algumas das principais diferenças, examina-se o tratamento secundário convencional à luz das limitações de utilização das «terras», bem como o potencial para um pré-tratamento menos complexo. Finalmente, apresenta-se uma discussão dos aspectos económicos encontrados no projecto de sistemas de detritos e da investigação necessária à contínua optimização da tecnologia de utilização de detritos municipais.