Publicações SPQ

Os periódicos de Química portugueses são:

Destes, apenas o último ainda continua ser publicado. O primeiro (RCPA), cuja publicação se iniciou em 1905, ainda antes da fundação da SPQ (1911), deu lugar ao segundo (RPQ) em 1958. Esta revista foi extinta em 1997 por a Sociedade Portuguesa de Química ter nessa altura integrado um consórcio internacional de sociedades de Química e de uma editora que publica revistas internacionais da especialidade.

Trata-se de um acervo valioso e significativo da Química em Portugal, correspondente a 110 anos de história, com 400 publicações em mais de 4600 artigos científicos, pedagógicos, entrevistas, noticiários, etc.


Recuperação dos Periódicos - etapas do Projecto

O RCPA foi inicialmente digitalizado em 2004 e em 2010 reconvertido em ficheiros PDF com OCR. Todas as publicações da RPQ e do BSPQ (até 2001) foram digitalizadas durante 2010-2011 e convertidas em PDF.

Em 2014 todo o acervo foi organizado em séries, volumes, números e artigos. Cada artigo tem associado um título, autores, categorias, resumos, etc, permitindo uma melhor organização e indexação da informação. Todo o espólio é agora navegável e pesquisável pelo site da SPQ  - e também através de aplicaçãos para IOs e Android.

A recuperação e organização dos Periódicos de Química foi desenvolvido no âmbito do apoio "Recuperação, Tratamento e Organização de Acervos Documentais", financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian. 



© :: Sociedade Portuguesa de Química 2013