Normalização de Imagem

Normas de utilização do logótipo da SPQ

O símbolo da SPQ é constituído por três retortas (utensílio de laboratório químico), que se apresentam de uma forma estilizada. O actual conjunto logotipo/símbolo da Sociedade Portuguesa de Química é da responsabilidade do designer-gráfico Luís Moreira.

Variantes
A identidade visual da SPQ poderá ser representada segundo três versões base.
Na primeira, o logotipo apresenta-se em três linhas(Original A).
Na segunda o logotipo aparece numa única linha (Original B).
E na terceira o logotipo é substituído pela sigla (Original C).

O logotipo - nas duas versões - e a sigla poderão apresentar-se sem o símbolo. O símbolo terá de fazer-se sempre acompanhar por um logotipo ou sigla.
Deve-se, na medida do possível, aplicar a identidade a. visual da SPQ de modo ao logotipo se apresentar horizontalmente em relação ao suporte de aplicação.

Espaço Reserva
Em todas as situações descritas deverá ser considerado um outro elemento:
o espaço reserva. Este espaço reserva (que inclui um espaço livre em torno do símbolo/logotipo) faz parte integrante da identidade visual da SPQ e dentro dele nenhum outro grafismo, para além do símbolo/logotipo, poderá aparecer. A única excepção põe-se quando o fundo é negro (ver capítulo Cores).
Os modelos aqui apresentados incluem já o espaço reserva.

Lettering
No que diz respeito ao lettering utilizado na identidade visual da SPQ, este resume-se a duas fontes de tipos. No contexto destas normas, apenas se considera a fonte Franklin Gothic Condensed, que é utilizada para o logotipo e para a sigla.

Cores
A identidade visual da SPQ apenas poderá ser aplicada sob fundos brancos ou preto. No caso do fundo ser preto, abre-se uma excepção no que diz respeito ao espaço reserva, podendo o preto entrar nesse mesmo espaço.
Existem duas soluções no que diz respeito à cor em fundo branco.
Uma solução será aplicar a identidade visual totalmente a preto.
A outra solução, que é preferencial, será seguir as cores de referência Pantone (Pantone 2718 para o símbolo e Pantone 438 para o lettering).

A redução dos originais deve respeitar uma largura mínima do símbolo de 2 cm.

*Exemplos de aplicação da identidade visual: duas soluções para fundo branco (atenção ao espaço reserva) e solução para fundo preto.

Logótipos Oficiais da SPQ

Original A

Original B

Original C

Exemplos


Ano Internacional da Química - 2011


Centenário da SPQ


PERIÓDICOS DE QUÍMICA

PRÓXIMOS CONGRESSOS


com o apoio

© :: Sociedade Portuguesa de Química 2013