Capa
Série IV / Anno 1 / Número 4
1950
Descarregar revista
Ao apresentar a distinção, tão evidente e necessária como desa-percebida ou desdenhada, entre ciência pura e aplicada, invocando palavras de Sir LAWEENCE BEAAG e do Editorial do Endeavour de Abril de 1946, reproduzimos de este último uma expressão que pode ser posta em português nestes termos: «a necessidade de» criar (não ainda de «continuar e animar) a investigação fundamental livre levanta o problema conexo» das condições materiais do ensino superior (antes «da situação financeira dos cientistas»); e, mais adiante, a solução desse problema: «os sábios deveriam ter esta explicação da ciência ao público por um dever tão importante como o próprio desenvolvimento da ciência».
O Chá (Tclha na língua mandarina), como bebida muito apreciável, provém da infusão aquosa das folhas de uma planta da Família das Ternstraemiaceas, depois de sofrerem uma preparação prévia industrial. A planta do chá, supõe a tradição milenária, ó oriunda da China, onde predominam as espécies Thea chinensis e Thea assanica de que se conhecem mais de 700 variedades aperfeiçoadas pela evolução da sua cultura.
Em apoio à orientação dada aos nossos «Editoriais» e em especial ao citado a págs. 173 do número anterior desta Revista, mostrando a inferioridade de remuneração do pessoal dos laboratórios em relação do pessoal administrativo, recebemos o seguinte
Por lapso veio trocado, a págs. 148 e 192, o nome desta nossa ilustre colaboradora, do que a Redacção pede muita desculpa.
Livros e revistas recebidos