Capa
Série II / Anno 1 / Número 5-8
1916
Descarregar revista
(Conferencia realisada na noite de 14 de junho de 1915 na Associação Chimica Industrial de Turim) Acceitei de bom grado o não leve encargo de fazer esta conferencia, porque achei que era o meu dever; porque todos nós, nos limites das nossas forças, devemos contribuir para elevar o espirito e o moral dos cidadãos, n''esta colossal guerra sem precedentes. A força moral é muitas vezes não inferior á força material. Mas, por outro lado, devo dizer ser esta a primeira vez em que, iniciando uma conferencia, sinto profunda commoção; commoção que depende da natureza do proprio argumento que tratarei.
A Cassia occidentalis é uma leguminosa sub-arbustiva de Im a 1m ,50 de altura, ramos esgalhados, folhas alternas e compostas de cinco pares de folíolos opostos, ovais-lanceolados, sub-sésseis, de cheiro urinoso, repugnante, quando se esmagam. As flores são amarelas, axilares e em cachos; o cálice é de cinco sépalas; a corola, de cinco pétalas sensivelmente iguais e côncavas, sendo, porém, a posterior um pouco mais desenvol-vida; são dois os verticilos, de cinco estames cada.
Pelas suas múltiplas e variadas acções terapêuticas, ainda incompletamente estudadas, como alterantes, antiparasitarios e até como emenagogos, os iodetos alcalinos representam um pre-cioso recurso de que se lança mão na clinica, obedecendo a sua administração a um sem numero de indicações mais ou menos precisas; mas quantas vezes constituem uma panaceia na ausên-cia de diagnostico, tão inconstante e empiricamente são prescritos ao doente.
Confirmando a celebre phrase de ADOLPHE WÜRTZ, pode-se dizer hoje que a systematisação chimica começa em LAVOISIER. Bem sabemos que desde muito antes d''este se haviam formado certos grupos de compostos. O proprio LAVOISIER conservou mesmo algumas das velhas designações, mantendo até a divisão anteriormente conhecida em compostos ácidos, básicos e saes. Isto, porém, só significa que a systematisação dos compostos inorgânicos, como em geral toda a chimica, assenta sobre as ruinas d''uma forma scientifica anterior (BERTHELOT, Origines de I''Alchimie).
São as investigações que se vão seguir o resultado de trabalho começado ha algum tempo já, e quando eu ainda estava na convicção da verdade da lei da conservação de paridade ou imparidade de valência nos derivados dum mesmo elemento. Foi então que as bases do trabalho para obter evidencia da existencia de moléculas duplas M2X6, para os saes do sesquioxydo dos metaes acima, foram fixados.
Outras causas dos seus progressos. Contribuiram também muito n''aquella época para augmentar o numero e a facilidade das transacções: a substituição dos algarismos arabes aos romanos; o emprego do papel na escripta, em vez do pergaminho; a instituição dos bancos; a invenção das letras de cambio; o estabelecimento dos seguros contra os riscos das via-gens terrestres e marítimas; e o costume de fazer as vendas nos paizes estrangeiros por meio de correspondentes. Desde então o commercio marítimo foi honrado e praticado por todos, e a sua acção cosmopolita fez-se sentir em todos os paizes do mundo civilisado.
Tendo procedido a estudos sobre o Alfa e Beta-Naftol, derivados oxidrilados da naftalina, alguma coisa de original e de bastante interessante se me afigura ter encontrado, àcerca do Beta-Naftol. Lançando, em diversas provetas com agua, algumas gotas de potassa, soda, amónia, água de cal, água de barita, estronciana, e agitando vivamente uma vareta, humedecida num solutoalcoólico de Beta-Naftol, nestes solutos alcalinos, diluídos, observa-se, contra um fundo escuro, uma lindíssima fluorescên-cia violeta.
Desde os fins de abril de 1907 até o presente tem sido accidentada a vida do Laboratorio Chimico Municipal do Porto, se vida se lhe pôde chamar, desde que, por virtude de conheci-dos acontecimentos (''), elle deixou de prestar ao publico os serviços que lhe eram affectos. A reclamação judicial do director do Laboratorio para a suspensão da deliberação municipal que o extinguira foi attendida pelo accordam do Supremo Tribunal Administrativo de 14 de outubro de 1908 (2), mas a annulação ainda está pendente da decisão dos tribunaes administrativos.
O professor ÉMILE JUNGFLFJSCH falleceu com 76 annos de idade em 23 de abril do corrente anno, depois de uma longa doença. Era natural da Lorena. JUNGFLEISCH fóra discípulo e collaborador de MARCELIN BERTHE-LOT, o grande mestre da chimica, e o seu successor na Escola de Pharmacia e no Collegio de França.
O professor WILLIAM RAMSAY, que contava 64 annos, falleceu em julho ultimo. Nasceu em Glasgow em 1852. Ensinou chimica primeiro na Universidade de Bristol e depois na de Londres.
Os serviços de saúde publica no Brazil, especialmente na cidade do Rio de Janeiro, de 1808-1907, pelos Drs. PLÁCIDO BARBOSA e BARBOSA DE REZENDE; CommissSo de linhas telegrapbicas estratégicas de Matto Grosso ao Amazonas, pelo Coioiiel CANDIDO MARIANO DA SILVA RONDON, diversas publicações; Introducção ao estudo pharinacognostico das drogas vegetaes brasileiras, por JOSÉ DE CARVALHO DEL VECCHIO ; Repressão de fraude''s em materia de alimentação, por DIOCLECIANO PEGADO; A vida, a morte apparente e a morte real; Muscidjoi e culieidiot, As Myiasis, pelo Dr. MIGUEL LEONISSA; Los cristales de hemina y hemocromogeno, por ANTONIO LECHA-MARZO; Algunas consideraciones acerca de la invariabilidkd dei átomo como Conaecuencia de los actuales conocimientos; discurso leido ante Ia real Acadtcnia de ciências exactas, físicas y naturales en su recepción pública, por D. IGNACIO GONZÁLEZ MARTI; Medicamientos sintéticos nuovos, pelo Dr. D. EUGÉNIO Muñoz Ramos; Discursos leidos en Ia solemne sesion celebrada bajo Ia Presidência de S. M. El Rey el dia 12 de marzo de 1916, na Real Academia de Ciendas exactas, físicas e naturales de Madrid; Estudo sobre a investigação chimico-legal dos alcalóides, por ANTONIO AURELIO CORDEIRO CASQUEIRO; Estudo sobre a importancia do enxofre neutro para o diagnostico do cancro, por ADRIANO AUGUSTO GOUVEIA FRANCO; Estudos sobre os processos do exame chimico-legal de documentos falsificados, por DIAMANTINO FERREIRA GODINHO; Sobre a intoxicação mortal pelo salvarsan, por LUIZ DE SÁ PENELLA; Alberto Arthur Alexandre Girard (memoria apresentada à Academia das Sciencias de Lisboa), por PADL CHOFFAT; Questões alimentares; subsídios para o estudo da alimentação portugueza, por Josi AROSO; Guia dos trabalhos práticos de pbysica, por COSTANZO E CORTEZ; Sobre aguas hydro-mineraes portuguezas, por BELLO MORAES, OLIVEIRA LUZES e ANTONIO DE AZEVEDO; Boletim de segunda classe da Academia das Sciencias de Lisboa ; Manchas de sangue, seu diagnostico em medicina legal; reacções de probabilidade de certeza, por CARLOS DE CASTRO HENRIQDES; Urosemiologia clinica, por VIRGILIO MACHADO; Impressões de uma viagem de estudo; a instrucção, a vida militar e as grandes industrias na França e na Ailemanha, por Jojio ANTONIO CORREIA DOS SANTOS; Lições de chimica analítica; chimica analitica qualitativa inorganica, por ANTONIO JACINTHO MAEIA VILHENA 257 Estudo sobre a composição do ião complexo de cobre e amoníaco, por FELISMINO RIBEIRO GOMES 258 Antropologia, por ANTONIO AUGUSTO MENDES CORREIA 25.9 Trabalhos da Academia das Sciencias- de Portugal 259 As Fontes de Vidago; A cura alcalina; especialisação das aguas; parecer dos me-dicos; Agua «Caldas Santas* de Carvalhelhos (Traz-os-Montes) .... 259 Comment dovient-on alcoolique?, por S. P. CARLES
Sobre a toxicidade da «Fava Betem», por HERCULANO CALMON DE SEQUEIRA ; A Lacticultura e seus productos em Portugal, pelo prof. A. BAPTISTA RAMIRES; O limoeiro e a industria do acido cítrico, por C. CUNHA COUTINHO;Effeitos dos gazes asfixiantes sobre as vinhas, por F. ALMEIDA E BRITO; Os gazes asfixiantes como arma de guerra, por GUILHERME ENNES; Desinfecção das aguas potáveis pelo chloreto de cal, por LDIZ SOKOMENHO; Industrias portuguezas: IL - Assucar da Madeira, por FERNANDES BAHIA; Aguas de Spá, por GÉRARD e CHAUVIN; Boletin dei Laboratorio de Radioactividad de la Factiltad de Ciências de Madrid; A acção dos raios ultra-violetes sobre a fermentação alcoolica, por ROMOLO e REMO DI FASI
Uniformisaçào dos methodos de analyse das aguas mineraes portuguezas e interpretação dos resultados; Processo Acapulco para a extracção do azeite; Broteria; Sociedade brasileira de sciencias; 0 «kapok»;Contribuição para a pesquisa da saponina nas bebidas espu-mantes.