Capa
Série I / Anno 9 / Número 2
1913
Descarregar revista
Na ausência do Sr. Presidente, o Sr. Vice-Presidente Cons. Achilles Machado abriu a sessão ás 21 horas e um quarto, servindo de secretários os Srs. Hugo Mastbaum e Cardoso Pereira. Achavam se presentes os Srs. Lepierre, Dr. Sotto Mayor, Oliveira Bello, Diogo Jardim, Brito e Cunha, Abel de Carvalho, Anior de Barros, Henriques Veres, Raul de Carvalho, Henrique Paiva, Candido Coutinho e vários socios aggregados e visitantes, entre estes o Sr. Pedro Jacintho Gomes, naturalista do Museu Mineralógico da Escola Polytechnica.
Na sua sessão de 50 de Janeiro proximo passado, a Sociedade Chimica Portugueza resolveu, sob proposta do seu primeiro secretario, Dr. Hugo Mastbaum, que se representasse aos poderes públicos no sentido de que sejam salvaguardados os interesses legítimos do commercio de exportação dos Vinhos licorosos portuguezes, ameaçados por uma interpretação demasiadamente estreita que em algumas estações officiaes da Allemanha se está dando á ultima lei allemã dos vinhos, e que poderá originar a prohibição da importação dos vinhos abafados na AIIemanha.
O conhecimento da resistência eléctrica específica (resistividade) de uma água mineral (a uma dada temperatura) é de bastante interesse, pela indicação que uma tal constante física nos dá do gráu de mineralização dessa água. Especialmente, quando se comparam águas minerais congéneres, o conhecimento das resistividades permite fazer idéa do grau relativo de mineralização dessas águas.
Surprehendeu-me deveras ter lido a pag. 365 do nosso boletim do anno passado o lamento feito pelo distincto prof. dr. Ferreira da Silva a proposito das analyses de minérios uraniferos. Exerço ha dois annos o cargo de chimico no laboratorio central das minas da casa Henry Burnay & C.a na rua dos Fanqueiros, 12, 5.°, de que é chefe o prof. dr. G. Costanzo, e posso affirmar que das toneladas de minérios uraniferos exportados e tratados no nosso paiz, a maior parte foi analysada no nosso laboratorio, tanto debaixo do ponto de vista chimico como debaixo do ponto de Vista radioactivo.

O Professor Charles Lepierre, na sua pratica tanto em Coim-bra como em Lisboa, teve ensejo de analysar dezenas de amostras de minérios de urânio, nestes últimos annos.


Os crimes de moeda falsa são bastante frequentes em Portugal. Talvez não sejam tão numerosos como na visinha Espanha onde, segundo se afirma, existe um verdadeiro comercio de moedas falsas, que se pagam a preços mais ou menos elevados conforme a maior ou menor perfeição do trabalho, mas também entre nos rara é a semana em que os jornaes noticiários não se refiram á descoberta de qualquer fabrica ou pelo menos á passagem de moedas falsas.


Dr. Emil Baur - Themen der physikalischen Chemie; W. Ramsay - Quiiniea Moderna, Teórica y Sistemática
A baga de sabugueiro para corar os vinhos; Os elementos das substancias, a theoria atómica e a doutrina da homeomeria, segundo Lucrécio
Une conference d''un intérêt éminemment pratique, accompagné de magnifiques demonstrations, fut réalisée Papres-Inididu OsepteinbreparIeDr. Duisberg, president de l''''Association des chimistes allemands et un des directeurs des célebres usines des ; Farbenfabriken vorm Bayer & C"., d''Elber-feld>, sur Les derniers perfectionnements et Ies problèmes de la chimie industrieíle