MEDALHA DE PRATA NA OLIMPÍADA DE CIÊNCIA DA UE

Três alunos portugueses conquistaram uma medalha de prata na 11.ª edição da Olimpíada da Ciência da União Europeia (EUSO). A competição decorreu de 17 a 24 de março no Luxemburgo, e contou com a participação de 22 países concorrentes.

A equipa medalhada era composta pelos alunos Ana Beatriz Magalhães Oliveira (Escola Secundária de Paredes), João Daniel Linhares Moreira (Colégio Luso-Francês do Porto) e Afonso Tinoco Faria Cecilio dos Santos (Colégio Salesianos do Estoril). Portugal foi também representado pela equipa composta pelos alunos Beatriz Ribeiro Lopes (Escola Secundária Pedro Nunes), Bruno Miguel Duarte Reis Oliveira (Colégio dos Salesianos do Estoril) e Duarte Manuel Nogueira Magano (Colégio Luso-Francês do Porto). Os estudantes realizaram provas experimentais sobre conteúdos de Biologia, Química e Física. Pretendeu-se testar as capacidades dos alunos na resolução de problemas científicos, bem como capacidades de natureza processual.

A Olimpíada da Ciência da União Europeia destina-se a jovens com menos de 16 anos com grande interesse em ciências. Pretende estimular a escolha de carreiras científicas, desenvolver talentos, proporcionar a troca de experiências e contactos entre alunos que podem vir a participar nas Olimpíadas Internacionais da Ciência, bem como comparar o currículo e as perspetivas do ensino das ciências entre os Estados-membros da União Europeia.

A organização da participação portuguesa na EUSO é assegurada conjuntamente pela Direção-Geral da Educação do Ministério da Educação e Ciência, pela Sociedade Portuguesa de Física, pela Sociedade Portuguesa de Química e pela Ordem dos Biólogos. As duas equipas que representam Portugal são selecionadas numa prova realizada para o efeito, na Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa. Concorreram os alunos que reuniam os requisitos de idade exigidos para esta competição e que ficaram nas 3 primeiras posições nas Olimpíadas de Física-2011 - escalão A, nas Olimpíadas de Química júnior 2011 e os 3 alunos melhor classificados que participaram nas Olimpíadas de Biologia-2012. Os seis alunos selecionados realizaram desde então diversas atividades experimentais de preparação, na Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa e no Instituto Tecnológico de Química e Biologia (ITQB).
ver mais
Publicado/editado: 25/03/2013
PERIÓDICOS DE QUÍMICA

PRÓXIMOS CONGRESSOS


com o apoio

© :: Sociedade Portuguesa de Química 2013