Sentir a Química com Sentido

Um interessante relatório sobre as concepções erradas de Química que são difundidas na comunicação social, nomeadamente em comentários e sugestões nas secções “Vida & Saúde”, foi divulgado este mês pela organização “Sense About Science” (http://www.senseaboutscience.org.uk/index.php), uma associação inglesa para a promoção da 'boa ciência e da evidência científica' para o público.


“Sense About Science” é uma associação sem fins lucrativos que combate a difusão de conceitos errados sobre temas científicos importantes para a sociedade – como as medicinas alternativas, a energia nuclear, os alimentos geneticamente modificados, a gripe das aves, as alterações climáticas, etc...

O Relatório intitulado “Making Sense of Chemical Stories”, (“Química com Sentido” em tradução livre) descreve as 6 concepções erradas mais frequentes acerca da Química no nosso dia-a-dia e fornece um conjunto de explicações que permitem esclarecer os temas junto do público.

De acordo com o relatório, os 6 erros mais propagados são:
Erro 1: É possível viver sem compostos químicos
Erro 2: Os produtos químicos produzidos pelo Homem são intrinsecamente perigosos
Erro 3: Os compostos químicos sintéticos causam cancro e outras doenças
Erro 4: A nossa actual exposição ao ‘cocktail-químico’ é uma ‘bomba-relógio’
Erro 5: É benéfico evitar os compostos químicos produzidos pelo Homem
Erro 6: Estamos todos a ser submetidos a experiências não reguladas e não controladas.

A propagação destes e outros erros leva a que as pessoas fiquem ansiosas ou assustadas com situações inofensivas e sejam permissivas ou descuidadas em situações de risco. Este documento - baseado em consultas e seminários com cientistas - fornece um bom ponto de partida para todos os que desejem contribuir para o esclarecimento do público e para a discussão fundamentada dos temas científicos.

PRC

ver mais

Publicado/editado: 02/02/2007