JECR – Journées d´Études de Chimie sous Rayonnement

As JECR – Journées d´Études de Chimie sous Rayonnement – são um encontro francófono internacional em que participam cientistas de renome mundial na área da Química sob Radiação e suas aplicações.
Este evento, bienal, realiza-se normalmente em França ou num país de língua oficial francesa, desde há cerca de 30 anos. Na última edição (2010, Bordeaux, França) foi decidido que a próxima edição das JECR (XVI) teria lugar em 2012 em Portugal. Deste modo, após trinta anos de existência, Portugal será o primeiro país não francófono a organizar este evento.
Tratando-se embora de um encontro francófono, as JECR têm também vários participantes de muitos países não francófonos, sendo dado especial incentivo à participação de jovens investigadores.
A Química sob Radiação é o tema do Congresso, que tem normalmente uma duração de cinco dias, e se organiza em conferências plenárias, comunicações orais e apresentações em painel. As sessões de trabalho são divididas em temas científicos que se estendem desde os aspectos fundamentais e teóricos da Química sob Radiação, às aplicações biológicas e terapêuticas e à utilização da Radiação Ionizante em áreas cada vez mais vastas e diversificadas a nível industrial.
ver mais

Publicado/editado: 20/01/2012