A Química e a SPQ representadas na Festa do Avante

No Auditório do Espaço Ciência, terão lugar vários debates e palestras que contarão com a participação de destacadas figuras nacionais da química, académicos e investigadores que trarão, de forma simples mas exacta, as várias perspectivas da aplicação prática da química.

Haverá um apontamento dedicado ao Ano Internacional da Química (2011) e ao Centenário da Sociedade Portuguesa de Química, que aceitou colaborar com a exposição da Festa do Avante! de forma activa, cedendo materiais e consultoria científica.

As razões para visitar esta exposição não se esgotam no que atrás é descrito. A oportunidade de conhecer, questionar, experimentar e divertir-se aprendendo, é uma boa razão para nos dias 2, 3 e 4 de Setembro visitar a Festa do Avante! e, em particular, a exposição sobre química.

PROGRAMA:
Auditório do Espaço Ciência

Dia 2, Sexta-Feira

    21h00 - Debate
    "A História Química de uma Vela" de Michael Faraday

    Oradores: Sérgio Rodrigues - Professor auxiliar, DQ FCT da Universidade de Coimbra, Filipa Oliveira - Doutoranda em Ensino das Ciências na FCT da Universidade de Coimbra e trabalha Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e Joana Dinis do Grupo de Trabalho da Ciência da Festa do «Avante!»

Dia 3, Sábado:

    15h00 - Debate
    “Viva (com) a Química!”
    Oradores: Carlos Crispim Romão - Prof. Catedrático, Instituto de Tecnologia Química e Biológica da UNL, Oeiras e Maria Alves do Grupo de Trabalho da Ciência da Festa do «Avante!»

    17h00 - Debate
    Comemorar o Ano Internacional da Química e o Centenário da fundação da Sociedade Portuguesa de Química

    Oradores: Rui Namorado Rosa - Professor Catedrático (Jubilado) e Luís Vicente do Grupo de Trabalho da Ciência da Festa do «Avante!»


Dia 4, Domingo:

    15h00 - Debate
    “A Química no Universo”
    Oradores: Máximo Ferreira - Astrónomo, Ana Maria Dias, Professora - “A Química nas letras” e Sílvia Silva do Grupo de Trabalho da Ciência da Festa do «Avante!»

    Local : Atalaia, Amora, Seixal

Publicado/editado: 01/09/2011