Atracção Química

O lançamento do Programa Atracção Química* pressupunha que este se iria construindo a partir de um conjunto inicial de actividades, às quais se iriam progressivamente juntando todas as outras que a SPQ pudesse levar a cabo em colaboração com os Departamentos de Química das universidades, as Escolas e a Sociedade em geral.
Novas actividades
A Química na Internet – a importância da internet como fonte de informação para os mais jovens não pode ser ignorada. Assim, a SPQ convidou os DQs das Universidades a criarem nos seus “sítios”, páginas especificamente dedicadas à divulgação da Química (como ciência e como actividade profissional) dirigidas aos jovens dos 10 aos 17 anos. Quem já visitou as páginas dos DQs sabe que é fácil encontrar informação institucional, mas difícil encontrar conteúdos (e concepções gráficas) destinados aos jovens. Como estímulo, a SPQ pretende instituir um sistema de prémio e divulgação destas páginas.
Os Dias da Química – a organização de actividades de divulgação dos DQs, durante os Dias Abertos, Semana da Ciência, e similares, é fortemente encorajada pela SPQ. No entanto, apesar da realização destas iniciativas ser já rotineira em algumas instituições, não há um sistema de troca de informações, partilha de experiências, e avaliação de resultados. Deste modo, a SPQ estabeleceu com o DQ da UNL uma parceria-piloto para o desenvolvimento destas actividades. O Dia da Química, realizado a 3 de Março, foi o primeiro passo para a criação de um fórum de actividades de divulgação e promoção da Química entre os jovens.
IV DEDQ – os Encontros da Divisão de Ensino e Divulgação da Química sempre mereceram uma atenção especial da(s) Direcção(ões) da SPQ. O IV DEDQ tem já a sua realização marcada para os dias 26 e 27 de Outubro próximo, no Parque das Nações, em Lisboa, passando a integrar o Programa Atracção Química. Fazendo jus ao nome da Divisão, o programa do Encontro deverá incluir componentes de Ensino e de Divulgação da Química. Um projecto para provocar uma forte Atracção Química.

* - O símbolo do programa “Atracção Química” é uma versão estilizada da estrutura molecular do (E,Z)-10,12-hexadecadienol, a primeira feromona a ser identificada e isolada (1956). Esta substância química, também designada por Bombicol, é utilizada pela fêmea do bicho-da-seda, Bombix mori, para atrair o macho.

Publicado/editado: 02/03/2005