Capa
Série II / Número 12 / Volume
Outubro 1982
Descarregar revista
DOI: 10.52590/M3.P539
Realizou-se no Porto, nas instalações da Faculdade de Economia, de 29 de Março a 3 de Abril p.p. o 5.° Encontro Anual da S.P.Q. Estiveram presentes no Encontro 950 participantes, sendo de destacar que 278 foram espanhóis.
O primeiro artigo que o Senhor Professor publicou (Revista Brotéria, 1929, 9) tinha por título «Modos de Representação das Águas Minerais». Porque começou os seus trabalhos de investigação na área da análise química das águas? Resposta: Porque isso era uma tradição do Laboratório de Química do Instituto Superior Técnico: O Prof. Lepierre desde há muito tempo analisava águas, tendo feito um trabalho notável nesse campo. Eu, seguindo o exemplo dele, comecei a apaixonar-me pelas águas.

No Ensino Secundário e de forma mais notável no Curso Geral, os alunos encontram-se num estádio de transição entre esquemas de raciocínio concreto e esquemas de raciocínio formal. Quando um estudante do nível concreto é confrontado com conceitos ou questões que requerem esquemas formais a possibilidade de serem bem sucedidos na aprendizagem é baixa, sobretudo se o professor não levar este facto em consideração no processo de ensino. Em resultado manifesta-se desinteresse pela disciplina e recorre-se à memorização de conceitos e algoritmos fazendo apelo a baixos níveis cognitivos. Ensinar Química, ou em geral, ensinar Ciência não é apenas transmitir os seus produtos conceptuais finais, é também ensinar o método que leva ao conhecimento e aos produtos que intervêm directamente na vida do homem


O termo concentração é actualmente interpretado pela I.U.P.A.C. com o significado de «quantidade de soluto por unidade de volume de solução». Neste sentido a concentração é medida correntemente em mole por decímetro cúbico, mol.dm - '' (1). Esta linha está de acodo com a prática crescente de pensar em mole em vez de pensar em grama.