Medalha de Ouro na Olimpíada da Ciência da União Europeia (EUSO)

Uma equipa portugueses conquistou, pela primeira vez, uma medalha de ouro na Olimpíada da Ciência da União Europeia, que terminou este sábado, em Tartu, na Estónia.

Os alunos Luís Miguel Costa e Silva, da Escola Secundária Aurélia de Sousa, no Porto, Guilherme Vilela Alves e Raúl Pombo Monteiro, ambos do Agrupamento Escolas Nuno Álvares, em Castelo Branco, foram os vencedores portugueses desta competição que juntou estudantes de 23 países europeus. Dois dos elementos da equipa foram vencedores da edição das Olimpíadas de Química Júnior em 2014.

A EUSO destina-se a estudantes do ensino secundário, na faixa etária dos 16 anos, especialmente interessados na área das ciências e pretende estimular a escolha de carreiras científicas, desenvolver talentos e proporcionar a troca de experiências. Portugal participa na competição desde 2008 e em 2019 será o país anfitrião, acolhendo centenas de estudantes de toda a Europa.

A organização da participação portuguesa da EUSO é assegurada conjuntamente pela Direção-Geral da Educação, pela Sociedade Portuguesa de Física, pela Sociedade Portuguesa de Química e pela Ordem dos Biólogos.


Publicado/editado: 16/05/2016