Medalha de bronze na 47ª Olimpíada Internacional de Química (47IChO)

Os estudantes portugueses do ensino secundário, que participaram na 47ª Olimpíada Internacional de Química (47IChO) que decorreu em Baku, no Azerbaijão, de 20 a 29 de julho, conseguiram pela primeira vez, uma medalha, nesta prova internacional extremamente exigente e competitiva.

O medalhado foi Alexandre Santos, aluno da ES Mário Sacramento.

A delegação portuguesa foi constituída pelos estudantes,

  • Ricardo Alexandre Santos da Escola Secundaria Mário Sacramento, Aveiro;
  • Maria Neves Carmona do Colégio Luso-Francês , Porto;
  • Henrique Rui Aguiar da Escola Secundaria José Estevão, Aveiro;
  • Francisco Manuel Marques de Escola Secundaria José Falcão, Coimbra

e pelas docentes do Departamento de Química da UA Amparo Faustino e Diana Pinto, também responsáveis pela preparação da equipa.

O medalhado foi o Ricardo Alexandre Santos que fica para a história como o primeiro medalhado português nas IChO graças à medalha de bronze que recebeu esta terça feira, 29 de Julho de 2015 em Baku, Azerbaijão. A 47ª Olimpíada Internacional de Química, 292 estudantes finalistas do ensino secundário provenientes de 75 países.

As Olimpíadas de Química são uma atividade promovida pela Sociedade Portuguesa de Química com o patrocínio do Ministério da Educação, Fundação Calouste Gulbenkian e a Universidade de Aveiro, e que visa dinamizar o estudo e ensino da Química nas Escolas Básicas e Secundárias, proporcionar a aproximação entre as Escolas Básicas e Secundárias e as Universidades e despertar o interesse pela Química, cativando vocações para carreiras científico-tecnológicas entre os estudantes.

A preparação da equipa de estudantes que representam o país na Olimpíada Internacional de Química está sedeada no Departamento de Química da UA desde 2002 e conta com a colaboração de uma equipa de docentes de diferentes áreas da Química. Neste ano letivo, a preparação, estendeu-se de Novembro de 2014 a Junho de 2015 –  e que incluiu a estada dos estudantes na universidade de Aveiro nas interrupções lectivas Natal, Carnaval e Páscoa). Nesta preparação participaram os docentes do Departamento de Química Maria Clara Magalhães, Diana Pinto, Amparo Faustino, Francisco Avelino Freitas e Rita Ferreira, Teresa Margarida Santos e ainda o ex-olímpico e finalista do curso de Química da UA João Pereira. Esta equipa contou ainda com a colaboração de Alzira Rebelo, docente do Colégio dos Carvalhos. Nesta instituição e sob supervisão da Prof. Alzira Rebelo os estudantes tiveram a possibilidade de se prepararem técnicas laboratoriais básicas.

Diana Pinto e Maria do Amparo Faustino


Publicado/editado: 28/07/2015