V Encontro Nacional de Estudantes de Química

07/04/2017 a 10/04/2017 | Local: Universidade de Coimbra, Coimbra | Organização: Núcleo de Estudantes de Química da Associação Académica de Coimbra (NEQ/AAC) e Associação Nacional de Estudantes de Química (ANEQ)

O Núcleo de Estudantes de Química da Associação Académica de Coimbra e a Associação Nacional de Estudantes de Química, em parceria com outros estudantes do Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, organizarão o V Encontro Nacional de Estudantes de Química.

Este evento realizar-se-á entre os dias 7 e 10 de Abril de 2017, em Coimbra, e tem como principal intuito a exposição oral de conteúdos de enorme valor científico sobre o tema do evento, “Química: a aproximar o Futuro!”, bem como a veiculação de informação relativa ao mercado empresarial de Portugal na área da Química, num espaço de aprendizagem e confraternização entre os Estudantes de Química de todo o país. Com o tema “Química: a aproximar o Futuro!” pretende-se que oradores de reconhecido mérito nacional e internacional possam abordar as áreas de investigação de maior impacto e mais vanguardistas na Química mundial.

O evento será constituído por um programa científico e cultural bastante diverso e atrativo. O programa científico apostará pela primeira vez em dois oradores internacionais numa clara tentativa de projeção do ENEQUI para patamares únicos entre outros Encontros Nacionais de Estudantes. Teremos o privilégio de ter entre nós o Professor Doutor Robert Paton, da Universidade de Oxford, que para além de ter sido o melhor aluno da sua geração na Universidade de Cambridge onde se formou foi também premiado em 2015 com o importantíssimo RSC Harrinson-Meldola Memorial Prize que distingue os melhores jovens investigadores na área da Química a trabalhar em Inglaterra. Por outro lado, e bastante mais famoso, teremos o Professor Doutor Martyn Poliakoff, da Universidade de Nottingham, um popular youtuber que divulga na sua página divertidas experiências em Química.

O evento contará também com 3 comunicações plenárias proferidas pela Professora Doutora Maria João Ramos (Vice-Reitora da Universidade do Porto), pelo Professor Doutor Pedro Góis (vencedor em 2012 do prémio que distingue os melhores químicos com menos de 40 anos a trabalhar em Portugal pela SPQ) e ainda pelo Professor Doutor Duarte Nuno Vieira (Director da Faculdade de Medicina da UC e um dos mais brilhantes médicos legistas mundiais). Teremos pela primeira vez sessões paralelas nas comunicações convidadas, isto é, os participantes poderão escolher sempre o orador e tema que mais lhes agrada aquando destas apresentações.

Temos 6 oradores de diferentes Universidades nas Comunicações Convidadas tendo já sido revelados a Professora Doutora Olinda Monteiro (Investigadora no Centro de Química e Bioquímica da FCUL), a Doutora Mara Martins (Investigadora no Departamento de Química da UA e que recebeu prémio Jovem Cientistas ECTP-NETZSCH em 2014), o Professor Doutor Manuel Carrondo (Professor Catedrático da FCT-UNL e fundador do IBET), o Professor Doutor Rui Brito (Professor  Agregado da Universidade de Coimbra), o Professor Paulo Almeida (Professor da Universidade da Beira Interior) e o Professor Doutor Nuno Peres (Professor Agregado da Universidade do Minho e Cientista Português mais citado no mundo com aproximadamente 19000 citações em trabalhos com o grafeno). Todos estes investigadores irão dar a conhecer os seus mais recentes trabalhos, falando das suas grandes inovações que, com a Química como denominador comum, irão alterar o mundo como o conhecemos nos próximos anos.

Contaremos ainda com uma Mesa Redonda com moldes distintos dos últimos encontros. Será um debate essencialmente político e económico onde se pretende que seja abordado o que será o futuro da Química e da Ciência na próxima década em termos de agenda política. Neste debate estará presente o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Manuel Heitor, o Deputado do PS Alexandre Quintanilha (reconhecido Professor Catedrático de Física da UP e presidente da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência), a deputada do PSD Margarida Mano (ex-vice reitora da UC e Vice-Presidente da mesma Comissão Parlamentar), o actual Vice-Presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia Miguel Castanho e o Vice-Reitor da Universidade de Coimbra para a Ciência Amílcar Falcão. Este debate será moderado pelo Professor Doutor Luís Arnaut (Professor Catedrático da Universidade de Coimbra).

Farão ainda parte do programa científico as habituais Comunicações Orais e Comunicações em Painel em que qualquer estudante com trabalho científico já realizado poderá submeter o seu resumo e aproveitar para partilhar o seu trabalho bem como concorrer aos prémios que existirão em cada concurso. Os prazos de submissão fecham a 28 de Fevereiro!

O programa social e cultural pretende desvendar alguns dos maiores segredos e transportar todos os cerca de 400 participantes aos locais mais emblemáticos da cidade de Coimbra e da própria Universidade de Coimbra.

Contamos contigo em Coimbra para mais um magnífico ENEQUI!

Página Facebook: https://www.facebook.com/enequi/



mais informações
Publicado/editado: 30/01/2017
PERIÓDICOS DE QUÍMICA


com o apoio

© :: Sociedade Portuguesa de Química 2013