newsletter SPQ :: Julho de 2014

 
 

 

Caro(a) sócio(a), 

Esta é a "newsletter" de Julho de 2014 da Sociedade Portuguesa de Química, que dá a conhecer algumas das suas actividades.

Caso pretenda partilhar alguma informação pertinente com os sócios, envie um email para socios@chemistry.pt.

 

Última Quota Paga

 

 

Quotas SPQ :: 2014

Em 2014 manteremos o valor da quota em 36 euros (Sócios Efectivos) e 21,50 euros (Sócios Estudantes).
Todos os sócios são importantes para a SPQ, juntos temos mais força. Ajude-nos a continuar a ser porta-vozes dos Químicos em Portugal.

Visite-nos em www.spq.pt e consulte a sua área de sócio.

Mais Informações

 

POSIÇÃO DA SPQ SOBRE A AVALIAÇÃO DAS UNIDADES DE I&D EM QUÍMICA

Sendo a área da química, das 22 constantes no ESI- WoS, aquela que mais vezes aparece no Ranking 1% (Rk 1%; 1% mais citada dentro da área científica "field" da química) das instituições de ensino portuguesas (universidades), transversal a muitas outras áreas do conhecimento, é com profunda preocupação que a SPQ observa o resultado da 1ª fase do processo de avaliação efetuado pela FCT aos centros de investigação de química do país. Em particular assinala o facto de vários centros de química, de norte a sul de Portugal, não terem passado à 2ª fase do processo de avaliação, o que na prática condena à sua provável extinção. Se considerarmos o conjunto dos centros de investigação cuja área dominante é a química, estes representam 50% do total dos centros desta área científica em Portugal.

O caminho trilhado, desde há mais de 20 anos, é um percurso de formiga, lento e árduo, mas com resultados; tem sido consensual o salto qualitativo e quantitativo que a ciência portuguesa deu nos últimos 20 anos. Estes centros de investigação apresentam indicadores de produtividade científica significativos, aliás atestados tanto pelo facto de terem recebido maioritariamente classificações de Excelente ou Muito Bom nas anteriores avaliações, como pelos dados bibliométricos gerados pela FCT com base nos dados fornecidos pelos investigadores (ORCID/SCOPUS). Tanto a Universidade do Minho como a Universidade de Aveiro surgem no Rk1% do ESI. Sendo expectável considerar que os seus centros de investigação tenham forte contribuição para esta posição, este processo de avaliação levanta fundadas interrogações.

A SPQ mostra forte apreensão com a situação e espera que a FCT tenha capacidade de inverter este rumo, reconhecendo que o processo de avaliação efetuado apresenta falhas significativas e graves que urge retificar de imediato. A SPQ encontra-se disponível para colaborar em qualquer solução que permita o arrepiar deste caminho.

A SPQ solidariza-se igualmente com outras áreas, em especial áreas congéneres, nomeadamente a Física (que conjuntamente com a química é que maior taxa de publicações e citações apresenta em Portugal) que correm igualmente o risco de sofrer um rude golpe com esta avaliação.

A direção da SPQ,

Mais informações

 
 
 

XX Encontro Luso-Galego de Química

A génese dos Encontros Luso-Galegos de Química teve lugar no início de 1984, realizando-se o primeiro deles em novembro de 1985, em Santigo de Compostela, Espanha. Passados 30 anos sobre o nascimento desta ideia estamos a celebrar a realização do XX Encontro Luso-Galego de Química no Porto, Portugal, de 26 a 28 de novembro de 2014, no Complexo FFUP/ICBAS.

Mais informações

 

BRAZILIAN-PORTUGUESE-SPANISH MEETING ON MEDICINAL CHEMISTRY

O BrazMedChem2014 será organizado no Campos do Jordão Convention Center (na cidade de Campos do Jordão-SP) entre 9 e 12 de novembro de 2014, com o tema "Facing the Turning Point in Medicinal Chemistry".

O evento possui um grande número de renomados investigadores estrangeiros e brasileiros e contará com o Prof. Kurt Wüthrich, agraciado com o prêmio Nobel em 2002, para a palestra de abertura.

O Simpósio tem o apoio da Sociedade Portuguesa de Quimica (SPQ). Assim, os membros da SPQ terão direito a inscrição com 25 % de desconto em todas as modalidades, conforme consta na página do evento.

Mais informações

 
 
 

2014 Career handbook

Conselhos e Oportunidades para Cientistas.

Mais informações

 

TU Ensinas!

A iniciativa "TU Ensinas!" destina-se a estudantes de ensino superior de todo o país, de todas as áreas de ensino, que estejam a frequentar qualquer ano académico. Cada equipa deverá ser constituída três elementos.

Os alunos universitários deverão desenvolver um protótipo de um brinquedo educativo que para além de inovador, deverá integrar o tema do desenvolvimento sustentável.

Os protótipos terão que ser submetidos à Science4you, onde um júri selecionará os 5 melhores trabalhos para uma Final Nacional a decorrer em Setembro na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Prazo de inscrições: 31 de Julho
Prazo de submissão dos projetos: 31 de Agosto

Mais informações

 
 
 

Actualizações das Notícias da EuCheMS

EuCheMS Brussels News Update - Junho

  • New university ranking system launched in Europe;
  • Regulation of Access to Research Findings;
  • M-ERA.NET Call 2014 with Topics in Materials and Engineering launched;
  • Selected Horizon 2020 calls;
  • Roadmap: Proposal for an implementing act on the introduction of a European Professional Card for particular professions.
Mais informações

 

 

© :: Sociedade Portuguesa de Química 2013