Newsletter da SPQ :: Janeiro de 2016

Caro(a) sócio(a),

Esta é a "newsletter" de janeiro de 2016 da Sociedade Portuguesa de Química, que dá a conhecer algumas das suas actividades.

Caso pretenda partilhar alguma informação pertinente com os sócios, envie um email para socios@chemistry.pt.

 

Notícias da SPQ

OLIMPÍADAS DE QUÍMICA 2016
A Sociedade Portuguesa de Química convida os estudantes a participar nas OLIMPÍADAS DE QUÍMICA MAIS e nas OLIMPÍADAS DE QUÍMICA JUNIOR. Os estudantes participantes das OQ+ terão a possibilidade de se qualificar para 49ª Olimpíada Internacional de Química, e para as Olimpíadas Iberoamericanas de Química. Os estudantes mais jovens, participantes nas OQ Júnior, terão a oportunidade de integrar a representação nacional nas Olimpíadas de Ciência da União Europeia.

Inscrições até 31 de janeiro de 2016

Olimpíadas de Química


Prémio Luso-Espanhol de Química - Conferência Lourenço-Madinaveitia - 2015
O júri, presidido por Maria José Calhorda, Presidente da SPQ, Artur Silva, Vice Presidente da SPQ e Vogal, Mário Berberan e Santos, Vogal e Armando Pombeiro, recipiente do prémio Luso-Espanhol em 2013, decidiu por unanimidade, atribuir o Prémio Luso-Espanhol - Conferência Lourenço-Madinaveitia 2015 ex-aequo aos candidatos Professores Luis Oro (Universidade de Saragoça) e Avelino Corma (Universidade Politécnica de Valência).

Participarão durante o ano de 2016 numa cerimónia cuja data será anunciada oportunamente.

Prémio Luso-Espanhol


Actualização :: Divisões e Grupos
Na última reunião da Divisão de Química Orgânica e Química Terapêutica, decorrida no congresso de 3-5 de dezembro no Porto, foram nomeados para Presidentes da Divisão de de Química Orgânica a Professora Teresa Margarida Vasconcelos D. Pinho e Melo e da Divisão de Química Terapêutica a Professora Maria Matilde Soares Duarte Marques.

Divisões e Grupos da SPQ

 

5° Encontro Português de Jovens Químicos (5PYCheM) 26-29 de abril de 2016

O Grupo de Químicos Jovens (GQJ) da Sociedade Portuguesa de Química (SPQ), o Grupo de Investigação 3B's (Biomateriais, Biodegradáveis & Biomiméticos) e o Departamento de Química da Universidade do Minho organizam conuntamente o 5° Encontro Português de Jovens Químicos (PYCheM) e o 1° Encontro Europeu de Jovens Químicos (EYCHeM) entre os dias 26 e 29 de abril de 2016, em Guimarães.

Entre os oradores já confirmados estão Ei-ichi Negishi (Prémio Nobel da Química em 2010), Martyn Poliakoff (Universidade de Nottingham e vice-presidente da Royal Society of Chemistry), Buddy Ratner (Universidade de Washington, Estados Unidos da América), Nuno Maulide (Universidade de Viena, Áustria), Hélder Santos (Universidade de Helsínquia, Finlândia) e Cláudia Vaz (Diretora de Inovação da Hovione).

Nova data para submissão de resumos, dia 31 de janeiro de 2016.

Mais Informações

 
 
 

1st joint French-Portuguese NMR conference

A primeira conferência de Ressonância Magnética Franco-Portuguesa irá realizar-se em Lisboa, de 19-23 de abril de 2016. O Grupo de Ressonância Magnética da SPQ está ansioso para acolher os colegas franceses que co-organizam esta conferência conjunta que também será a conferência GERM XXVII e a 3ª reunião Portuguesa de RNRMN.

Mais Informações

 

Actividades do Grupo de Químicos Jovens

CHEMRUS 2016
O Grupo de Químicos Jovens da Sociedade Portuguesa de Química iniciou a quinta edição do concurso ChemRus, destinado aos alunos até ao 12º ano, e que visa promover o gosto pela Química através da elaboração de um vídeo com uma experiência química.

Para participar, cada grupo de alunos interessados, acompanhado do respectivo professor responsável deverá realizar um pequeno vídeo, com a demonstração de uma experiência química simultaneamente apelativa, interessante e relevante no contexto programático do ensino de Química. A equipa vencedora será premiada assim como a escola e o professor. Todos os vídeos serão publicados numa plataforma online.

Candidaturas: 1 de janeiro a 31 de março de 2016

Mais Informações


PYCA 2016
O Portuguese Young Chemists Award (PYCA) é atribuído pelo GQJ e visa promover a excelência da Química desenvolvida por Jovens Investigadores, com especial enfoque no impacto desta Ciência na Sociedade. O prémio é atribuído de 2 em 2 anos, destina-se a recém-doutorados com idade até 35 anos e premeia o trabalho desenvolvido durante o Doutoramento. Pretende-se que esse trabalho seja colocado num contexto de divulgação científica, de forma a revelar a capacidade do Jovem Investigador em comunicar a relevância do seu trabalho à Sociedade.

A quarta edição do PYCA está aberta a candidaturas de 1 de janeiro de 2016 a 15 de março de 2016. Para concorrer basta preencher os requisitos indicados no Regulamento Geral e enviar os documentos solicitados, em formato digital, para: pyca.gqj@spq.pt

O vencedor receberá o prémio no 5PYCheM onde poderá apresentar o seu trabalho.

Mais Informações

 










 
 

EFMC Symposia

 

XXIV EFMC International Symposium on Medicinal Chemistry (EFMC-ISMC 2016)
Manchester, UK - August 28 - September 1, 2016

Mais informações

 

Chemistry views

Chemistry Select

Chemistry Select é a última publicação da família de revistas do consórcio ChemPubSoc Europe e da Wiley-VCH

Mais informações

 


A Small Society with High Scientific Activity: The Sociedade Portuguesa de Química

Entrevista à Presidente da SPQ, a Professora Maria José Calhorda

Mais informações

 


 

Actualizações das Notícias da EuCheMS

EuCheMS Brussels News Update - dezembro

  • Circular Economy Package
  • EU Copyright
  • Antimicrobial Resistance
  • Public Consultation on Higher Education
Mais informações

 

 

EuCheMS :: Newsletter - fevereiro 2016

  • EuCheMS General Assembly
  • Interview with EUCYS EuCheMS Award
  • EuCheMS Executive Board: Meet the Members
Mais informações