Olimpíadas de Química 2006 – Inscrições Abertas

Até ao dia 31 de Janeiro estão abertas as inscrições para a edição de 2006 das “Olimpíadas de Química”.

Tal como em 2005, a SPQ - em colaboração com as instituições de ensino superior – organiza competições para os alunos do ensino básico (8º e 9º anos) e do ensino secundário (10 e 11º anos).

A inscrição nas “Olimpíadas de Química Júnior” (ensino básico) deve ser enviada directamente para a Universidade a que a Escola deseja levar os seus alunos (poderá ser a Universidade mais próxima, mas não é obrigatório que assim seja).
A inscrição deve indicar a Escola, o nome e contacto do professor responsável, e o número de equipas de 3 alunos que a Escola gostaria de inscrever. O número definitivo de equipas será indicado pela instituição escolhida, de acordo com a sua capacidade de acolhimento.
A lista de endereços para envio da inscrição está disponível em
http://www.spq.pt/olimpiadas//files/docs/JContactos.pdf
A prova realiza-se a 22 de Abril de 2006.

As provas para os alunos do ensino secundário passam a ser designadas, a partir deste ano, por “Olimpíadas de Química+” (ou “Olimpíadas de Química.mais”). Neste caso, a inscrição está limitada a uma equipa de 3 alunos ((10º, 11º, ou mista) e deve ser enviada para Paulo Ribeiro Claro, Departamento de Química, Universidade de Aveiro, 3810-193 Aveiro;
Fax: 234 370 084; e-mail:
olimpiadas@dq.ua.pt;
(por carta, fax, ou e-mail) com indicação da Escola, nome e contacto do professor responsável e nome e ano de escolaridade dos 3 alunos.
As semifinais e a final realizam-se a 4 de Março e 6 de Maio, respectivamente.

De referir que a prova final das “Olimpíadas de Química.mais” permitem apurar os alunos que representarão Portugal nas competições internacionais. Os seleccionados em 2005, actualmente a frequentar o 12º ano, estão já a receber preparação específica na Universidade de Aveiro. Os alunos portugueses somam 1 medalha de ouro, 5 medalhas de bronze e 1 menção honrosa, obtidas em competições internacionais desde o ano 2000.

Mais informações, datas e regulamentos no “link” abaixo indicado
ver mais

Publicado/editado: 03/01/2006