Alunos do 12º ano vão realizar trabalhos práticos de química na Universidade de Aveiro

No próximo dia 6 de Janeiro, entre as 10h00 e as 17h00, os alunos da Escola
Secundária de Castro Daire vão estar na Universidade de Aveiro para realizar trabalhos práticos obrigatórios do 12º ano de Química.
As obras que decorrem nos laboratórios da Escola Secundária de Castro Daire têm impedido os alunos de realizarem os trabalhos práticos obrigatórios do 12º ano de Química, mas a colaboração com o Departamento de Química da UA, no âmbito do programa «Química nas Escolas», vai permitir a realização desses trabalhos nas instalações da Universidade de Aveiro.
A ideia surgiu durante o 1º Curso de «Trabalhos Práticos do 12º ano», realizado no Departamento de Química, a 12 de Novembro, quando a professora Sónia Almeida, daquela Secundária abordou os responsáveis do curso no sentido de a ajudarem a ultrapassar as limitações resultantes das obras de remodelação dos laboratórios de química da sua escola.
A possibilidade dos alunos se deslocarem ao Departamento de Química durante um dia para realizarem um conjunto de trabalhos práticos foi acolhida com entusiasmo pelos responsáveis de ambas as instituições. Depois de acertadas as condições essenciais para a deslocação dos alunos e seu acolhimento na UA, foi acordada a data de 6 de Janeiro para a realização dos trabalhos práticos «Um Ciclo de Cobre» e «A cor e a composição quantitativa de soluções com iões metálicos».
As actividades dos alunos decorrerão no Departamento de Química e no Complexo Pedagógico, Científico e Tecnológico, aproveitando as excelentes condições de trabalho dos Laboratórios de Química deste último. O Programa «Química nas Escolas» vai assim proporcionar um dia diferente aos alunos da Secundária de Castro Daire e aos docentes do Departamento de Química.

Mais informações: Prof. Paulo Ribeiro Claro, Departamento de Química 234 370 729 / 962 563 251

Publicado/editado: 03/01/2006