Edição piloto da Fase regional das Olimpíadas de Química+

As Olimpíadas de Química+ vão ter uma fase regional já em 2006, destinada à s escolas das regiões de Bragança e do Algarve.

Depois de ter constatado que a localização geográfica surgia como um entrave à participação de algumas Escolas Secundárias nas Olimpíadas de Química – em particular as mais distantes dos centros onde se realizam as semifinais – a SPQ decidiu apostar na realização de uma fase regional como forma de ultrapassar essa situação.

A ideia agradou aos colegas do Instituto Politécnico de Bragança (ESTiG - Departamento de Tecnologia Química) e da Universidade do Algarve (UAlg - Departamento de Química e Bioquímica), que vão assegurar a edição piloto de 2006 nas respectivas regiões.

Com esta fase regional, as Escolas das regiões de Bragança e do Algarve podem mais facilmente participar no evento sem grandes deslocações. Como aliciante suplementar, o prémio para as 3 Escolas vencedoras é a oferta da viagem das respectivas equipas até ao local da semifinal!

A prova regional não é uma prova eliminatória – isto é, qualquer Escola pode participar nas fases seguintes da prova, independentemente da classificação obtida – o que permite às Escolas usá-la também como prova de preparação para as suas equipas. No caso em que seja possível aceitar mais do que uma equipa por Escola – o que dependerá do número de inscritos – esta prova regional pode servir para escolher qual das equipas representará a Escola nas semifinais.

Com estes aliciantes, a SPQ espera conseguir uma boa adesão das Escolas – que assim terão mais uma oportunidade para estimular o estudo da Química.

Contactos, datas e páginas dedicadas:

Bragança - Helder Gomes, ESTiG-IPB. Tel.: 273 303 112; htgomes@ipb.pt
16 de Janeiro de 2006
http://dtq.estig.ipb.pt/olimpiadas/

Algarve - Ana Garcia,DQ-FCT. Tel.: 289 800 905; argarcia@ualg.pt
13 de Janeiro de 2006
http://www.ualg.pt/fct/dqb/olimpiadasq.html


Paulo Ribeiro Claro, Coordenador das Olimpíadas de Química
ver mais

Publicado/editado: 17/11/2005