Terminou o 4ºDEDQ!

Um encontro que foi assumido pela Direcção da SPQ como um investimento indispensável, pela importância do Ensino e Divulgação da Química no seio da Sociedade, e para o qual em boa hora procurou a parceria do Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva (uma parceria bem sucedida, que ambos os parceiros mostram interesse em manter e desenvolver no futuro).

O 4ºDEDQ reuniu 232 participantes, incluindo os oradores convidados. O programa de trabalhos incluiu 4 Conferências Plenárias, 6 Sessões Temáticas, 9 Oficinas (“Workshops”) e 2 Sessões de Painéis (“Posters” ou Cartazes). No total, o 4DEDQ contou com 78 comunicações, 44 das quais em Painel.
A variedade de temas deste Encontro e sua dimensão justificaram a opção da Comissão Organizadora por um modelo de congresso “clássico” (mas não tradicional entre nós), com apenas 4 Conferências dirigidas ao pleno dos participantes (ou seja, Plenárias) e as restantes actividades a decorrer em paralelo.

A abertura do 4DEDQ contou com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Prof. Mariano Gago, além do Presidente da SPQ, Prof. Gaspar Martinho e da Directora do Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, Dra. Rosalia Vargas.
Na sua intervenção, Mariano Gago referiu a SPQ como um exemplo para as outras sociedades científicas pela ligação entre as universidades e as escolas, entre os cientistas e o ensino e divulgação, e recordou que a Química foi uma área que sempre resistiu ao abandono da experimentação no ensino das Ciências.

No final do primeiro dia de trabalhos, decorreu a reunião da Divisão de Ensino e Divulgação, de cuja ordem de trabalhos constava a eleição do Presidente da Divisão para o próximo biénio (2006-2007). Foi eleito o Dr. Carlos Folhadela Simões, do Instituto Delfim Ferreira (Riba d’Ave), por unanimidade dos 50 sócios presentes na assembleia.

Publicado/editado: 27/10/2005