Medalha de bronze e menção honrosa na XX Olimpíada Ibero-Americana de Química

Os estudantes portugueses do ensino secundário, que participaram na XX Olimpíada Ibero-Americana de Química,  que decorreu em Teresina no Brasil, de 5 a 14 de setembro, conseguiram uma medalha de bronze e uma menção honrosa, nesta prova internacional extremamente exigente e competitiva.

O medalhado foi Ricardo Alexandre Santos, aluno da ES Mário Sacramento. A menção honrosa foi conquistada pela Maria Neves Carmona do Colégio Luso-Francês

A delegação portuguesa foi constituída pelos estudantes,

  • Ricardo Alexandre Santos da Escola Secundaria Mário Sacramento, Aveiro;
  • Maria Neves Carmona do Colégio Luso-Francês , Porto;
  • João Carlos Lourenço Antunes da Escola Secundária da Amadora, Amadora

e pelas docentes do Departamento de Química da UA Diana Pinto e Clara Magalhães, também responsáveis pela preparação da equipa.

As Olimpíadas de Química são uma atividade promovida pela Sociedade Portuguesa de Química com o patrocínio do Ministério da Educação, Fundação Calouste Gulbenkian e a Universidade de Aveiro, e que visa dinamizar o estudo e ensino da Química nas Escolas Básicas e Secundárias, proporcionar a aproximação entre as Escolas Básicas e Secundárias e as Universidades e despertar o interesse pela Química, cativando vocações para carreiras científico-tecnológicas entre os estudantes.

A preparação da equipa de estudantes que representam o país na Olimpíada Internacional de Química está sedeada no Departamento de Química da UA desde 2002 e conta com a colaboração de uma equipa de docentes de diferentes áreas da Química. Neste ano letivo, a preparação, estendeu-se de Novembro de 2014 a Junho de 2015 –  e que incluiu a estada dos estudantes na universidade de Aveiro nas interrupções lectivas Natal, Carnaval e Páscoa). Nesta preparação participaram os docentes do Departamento de Química Maria Clara Magalhães, Diana Pinto, Amparo Faustino, Francisco Avelino Freitas e Rita Ferreira, Teresa Margarida Santos e ainda o ex-olímpico e finalista do curso de Química da UA João Pereira. Esta equipa contou ainda com a colaboração de Alzira Rebelo, docente do Colégio dos Carvalhos. Nesta instituição e sob supervisão da Prof. Alzira Rebelo os estudantes tiveram a possibilidade de se prepararem técnicas laboratoriais básicas.


 

 


Publicado/editado: 14/09/2015