12º Encontro de Química dos Alimentos

COMPOSIÇÃO QUÍMICA, ESTRUTURA E FUNCIONALIDADE: A PONTE ENTRE ALIMENTOS NOVOS E TRADICIONAIS

O 12º Encontro de Química dos Alimentos realiza-se com uma periodicidade bienal e tem sido realizado em diversas cidades do nosso país, inserido nas atividades da Divisão de Química de Alimentos da Sociedade Portuguesa de Química. Depois do Encontro de Bragança em 2012, é a vez da capital acolher este prestigiado evento, que se realizará no Instituto Superior de Agronomia, de 10 a 12 de Setembro de 2014. Temos mais de 220 inscrições com uma grande representação de delegados do Brasil.

Será dado um especial destaque à interação com a Indústria, destinando-se todo dia 11 de Setembro à temática Academia+Indústria, incluindo a realização de um workshop prático com uma apresentação das inovações das empresas convidadas "Innovative Food Fair" e partilha de ideias num ambiente informal e criativo. Será um momento privilegiado para estreitar relações entre a indústria e os investigadores, mas será também um espaço aberto à interação dos estudantes com as principais empresas nacionais do setor alimentar que estarão presentes. 

O mote para a 12ª edição será: Composição Química, Estrutura e Funcionalidade: a ponte entre alimentos novos e tradicionais. 

Trata-se de uma temática transversal a diversas áreas da ciência e engenharia de alimentos e da nutrição, que pretende enquadrar os contributos dos investigadores nacionais e alcançar um significativo nível de internacionalização. O evento conta já com a confirmação de conferências plenárias de investigadores internacionais (Universidade de Cork, INRA e Universidade Politécnica de Valência), bem como com a apresentação de um conjunto alargado de keynotes proferidas por investigadores dos principais grupos que trabalham nesta área, a nível nacional (ver programa na página seguinte). O 12º EQA Divisão de Química de Alimentos da Sociedade Portuguesa de Química (SPQ) e pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, e conta com o apoio das empresas: Delta, Nuvifruits, Tagus Valley - INOV'LINEA, LaborSpirit, Normax, Lusiteca, Instituto Becel - Unilever, José Manuel Gomes dos Santos, Lda, Glutamine, JD Empresa de Lactícinios SA, FoodInTech, Dias de Sousa, S.A, Adisa, Unicam, Cooking Lab, Sociedade Central de Cervejas, SA, Nobre/Campofrio, Pato Real, Gumelo, Frueat e Granfer.


Para mais informações, contactar: ISA: Anabela Raymundo, 213653544 anabraymundo@isa.ulisboa.pt 

Páginas úteis:
Sociedade Portuguesa de Química: http://www.spq.pt 
XII Encontro Nacional de Química dos Alimentos: http://12eqa.eventos.chemistry.pt/ 


Publicado/editado: 03/09/2014