A. J. Ferreira da Silva – Nos Caminhos da Química

O Reitor da Universidade do Porto, José Carlos Marques dos Santos, o Presidente da Comissão de Comemorações do Centenário da U. Porto, Luís Valente de Oliveira, e os autores, Jorge Fernandes Alves e Rita C. Alves, convidam V. Ex.ª a estar presente no lançamento do livro “A. J. Ferreira da Silva – Nos Caminhos da Química”, obra editada pela U. Porto Editorial no âmbito das comemorações do Centenário da Universidade.
A sessão terá lugar no dia 9 de dezembro de 2013, pelas 18h30, na sala da Biblioteca da Reitoria da Universidade do Porto, à Praça Gomes Teixeira, no Porto. A apresentação da obra será feita por Henriqueta Ferreira da Silva B. Oliveira, descendente de António Ferreira da Silva, e Baltazar Romão de Castro, professor da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.


SINOPSE
A obra
Obra biográfica de António Joaquim Ferreira da Silva (28.7.1853 — 23.8.1923), editada no âmbito das comemorações do Centenário da U.Porto.
A. J. Ferreira da Silva tornou-se, nos tempos de transição dos séculos XIX-XX, um químico reputado, com reconhecimento internacional. Bacharel em Filosofia Natural pela Universidade de Coimbra, professor na Academia Politécnica do Porto (em 1911, transformada em Faculdade de Ciências da Universidade do Porto), fundador e diretor do Laboratório Químico Municipal do Porto (1884-1907), Ferreira da Silva instalou no Porto a química laboratorial. Dessa forma, contribuiu para consolidar a vertente aplicada desta ciência, tornando-a popular junto do grande público, nomeadamente através de prestação de serviços laboratoriais especializados e formulação de algumas propostas inovadoras com repercussão internacional. Destacou-se também no campo didático, através da edição de manuais de química que ensinaram gerações e de múltiplos artigos científicos.
 

 

Os autores

  • Jorge Fernandes Alves Licenciado e doutorado em História. Professor Catedrático na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Investigador do CITCEM — Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço, Memória. Investigação e publicações na área de História Contemporânea.
  • Rita C. Alves Licenciada e Doutorada em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto. Investigadora de pós-doutoramento no REQUIMTE, Laboratório Associado/ Instituto Superior de Engenharia do Porto do I.P.P./ Faculdade de Farmácia da U.P. Investigação e publicações na área de Nutrição e Química Alimentar.

Publicado/editado: 06/12/2013