Inquérito sobre o emprego de Químicos e Eng. Químicos Europeus

Qual dos países europeus paga salários mais elevados aos seus químicos e engenheiros químicos? Onde posso encontrar rapidamente um novo emprego? Qual das sub-áreas da química oferece maior números empregos? Respostas fiáveis para estas e outras questões serão obtidas no primeiro inquérito europeu sobre o emprego dos seus químicos e engenheiros químicos, que agora se inicia e encerrará a 30 de novembro de 2013, em www.chemsurvey.eu.

A Sociedade Portuguesa de Química apoia esta iniciativa, convidando-o e incentivando-o a participar neste inquérito. Um clique no link acima direciona-o para o questionário.

O questionário está disponível em 24 línguas europeias. Pode escolher a língua que preferir na página de entrada do questionário. As respostas serão tratadas anonimamente, apesar de lhe ser solicitado na primeira página um endereço de e-mail válido, que tem como único objetivo evitar o uso indevido do questionário. Só se pretender receber os resultados do inquérito (em particular, sobre os salários) é que o seu endereço de e-mail será guardado, mas tal é independente das suas respostas.

O questionário tem seis páginas gerais (dados pessoais - educação – empregabilidade - emprego – formação/treino - salário). Para os colegas que trabalham na indústria existem algumas perguntas específicas numa página adicional. Poderão saltar entre páginas sem perder as entradas já registadas.

O inquérito tenta abranger todos os químicos e engenheiros químicos europeus. As sociedades de química que apoiam este inquérito abrangem cerca de 90 por cento dos membros da EuCheMS. Em caso de dúvida no preenchimento do inquérito poderão contatar-me, como delegado da Sociedade Portuguesa de Química para esta iniciativa (o meu contacto está na primeira página do inquérito em Português e no final desta mensagem).

Este inquérito é solicitado pela “Joint Research Centre of the European Commission”, sendo suportado pelo “European Chemical Industry Council (Cefic)” e “European Chemistry and Chemical Engineering Education Network (EC2E2N)” e conduzido pelo “European Chemistry Thematic Network Association (ECTNA)”.


Publicado/editado: 02/10/2013