Faleceu Prof. Manuel Ribeiro da Silva

É com grande pesar que se comunica o falecimento do Professor Manuel Ribeiro da Silva.

Manuel Ribeiro da Silva, nascido a 30 de Setembro de 1940, distinto sócio da SPQ, onde desempenhou vários cargos, incluindo o de Presidente, era actualmente Professor Emérito da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. O Prof. Ribeiro da Silva dedicou a sua vida inteiramente ao ensino e investigação, sendo autor de um vasto conjunto de publicações científicas nas mais conceituadas revistas internacionais de Química.

Licenciou-se em Engenharia Químico-Industrial (FEUP) em 1964/65 e doutorou-se em Química na Universidade de Surrey, Inglaterra, em Janeiro de 1974, após ter cumprido o Serviço Militar na Marinha. De regresso à Universidade do Porto, iniciou uma frutuosa actividade de investigação no domínio da Termoquímica no Departamento de Química da Faculdade de Ciências, onde conseguiu estabelecer condições de trabalho assinaláveis para um novo grupo de investigação, numeroso e de assinalável produtividade. Este grupo publicou até hoje mais de quatro centenas de artigos de elevada qualidade.

Recebeu várias distinções nacionais e internacionais, sendo de realçar o Prémio Ferreira da Silva em 2002. A Química nacional acaba de perder um dos seus expoentes, que se destacou não só pela investigação mas também pela dedicação ao ensino e à comunidade científica.


Publicado/editado: 30/11/2012