Final das Olimpíadas de Química Júnior :: edição 2013

Decorreram neste sábado (4 de maio), em pleno ambiente de queima das fitas, no Departamento de Química da FCTUC as Finais nacionais das Olimpíadas de Química Júnior. As finais contaram com a participação dos vencedores na UC, UTAD, UMinho, Faculdade de Ciências e Faculdade de Engenharia da UPorto, UBI, IST, ULisboa, UAveiro e UAlgarve, num total de 60 participantes.

As equipas obtiveram classificações entre 75 e 95% com uma classificação média acima de situada nos 90%.

Em primeiro lugar ficou a Escola Básica e Secundária de Albufeira, com a equipa constituída pelos alunos David Miguel Morais Andrade, Nuno André Ferreira Libereiro e João Luna, orientadas pela Prof.ª Ana Luísa Gonçalves .

Em segundo lugar ficou classificada a Academia de Música Costa Cabral, do Porto, constituída pelos alunos Ricardo Manuel Costa Miranda Cardoso e Menezes, Diogo Filipe Casanova Vasco e Meneses e Francisco Tomás Pires dos Santos, sendo acompanhados pela Prof.ª Joana Pontes Rebelo .

O terceiro lugar foi conquistado Colégio de São Tomás, Lisboa, composto pelos alunos Maria Grilo, Berta Braga e Pedro Martin, orientados pela Prof.ª Mónica Gonçalves.Para além das provas os alunos puderam conhecer o Museu da Ciência da UC e ouvir a Tuna Quantunna.

A equipa vencedora irá agora preparar-se durante um ano para em abril de 2014, em Atenas, disputar as Olimpíadas Europeias de Ciência (European Union Science Olympiad (EUSO)).

A todos os participantes o nosso desejo de sucesso nas suas carreiras académicas e pessoais. Aos nossos patrocinadores (SPQ, Reitoria da UC, FCTUC, CGD, Porto Editora, FNAC, Câmara Municipal de Coimbra) o nosso sincero agradecimento pelo apoio que tornou possível esta iniciativa.
Publicado/editado: 06/05/2013
PERIÓDICOS DE QUÍMICA

PRÓXIMOS CONGRESSOS

Projecto Sal Ciência


com o apoio

© :: Sociedade Portuguesa de Química 2013